terça-feira, 2 de agosto de 2011

Programação de Agosto-Dezembro de 2011

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE GRAVURA EM METAL
Coordenação: Claudio Vasques.
8 a 29/10 – sábados – 14h às 18h.
Público: artistas plásticos, artesãos e estudantes de Arte, acima de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 6/10.
Seleção: carta de interesse.
15 vagas.

As diversas modalidades de gravura em metal, os instrumentos e materiais específicos e o processo de impressão serão apresentados nessa oficina prática, que também abordará o trabalho e as técnicas empregadas por renomados gravadores brasileiros.

Cláudio Vasques é formado pelo Centre Genevois de Gravure Contemporaine, de Genebra, Suíça. Responsável pela edição de gravuras de artistas consagrados, como Alfredo Volpi, Arcangelo Ianelli, Ivald Granato e, especialmente, Tomie Ohtake, com quem trabalha há 20 anos.




AUDIOVISUAL

CICLO DE ESTUDOS: O SOM NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenação: Edison Delmiro.
17/9 a 8/10 – sábados – 14h às 17h.
Público: interessados em realização audiovisual, acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 14/9.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.

A oficina tem o objetivo de apresentar, analisar e discutir as funções do som e da música em uma obra audiovisual (filmes, TV, animação, videoclipes, videogames etc.), evidenciando as questões específicas e a importância da narração, dos diálogos, da música, dos ruídos e efeitos sonoros na narrativa de uma produção.

Edison Delmiro é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professor titular da Universidade Santa Cecília e do Centro Monte Serrat. Criou e produziu programas para rádio e TV. Curador das edições de 2007, 2008 e 2011 do Festival Curta Santos.



CIRCO

OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO
Coordenação: Sandra Saraiva.
Assistente: Marcelo Milan.
14/9 a 5/10 – segundas e quartas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: atores, acrobatas, estudantes de circo e interessados, acima de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 5/9.
Seleção: carta de interesse e aula aberta (12/09, às 18h45).
20 vagas.

Por meio do exercício das técnicas de solo, de acrobacias em duplas e trios, e de pirâmides humanas, entre outras modalidades, esta atividade objetiva aprimorar a flexibilidade, a concentração e a prontidão corporal, oferecendo elementos para o desenvolvimento do processo criativo do participante.

Sandra Saraiva é acrobata e trapezista; participou dos grupos: Acrobático Fratelli, Fractons, Circo Mínimo e Linhas Aéreas. Marcelo Milan é ator, acrobata, preparador corporal e diretor circense premiado pela Apetesp. Sandra e Marcelo são fundadores do Circo Nosotros.



DANÇA

ESPETÁCULO: UMA DANÇA PARA GILBERTO MENDES

Athos Núcleo Artístico.
25/11 – sexta-feira – 12h.
Indicação: 16 anos.
40 lugares.
Retirada de senhas uma hora antes do espetáculo.

Com músicas do compositor santista Gilberto Mendes, esse espetáculo de dança contemporânea, concebido para espaços alternativos, caracteriza-se pela busca do movimento inusitado e pela interação com o público, visto como membro ativo da encenação.

Vencedor do Prêmio Plínio Marcos em 2009, o Athos Núcleo Artístico desenvolve espetáculos e pesquisas em dança contemporânea, com intervenção de vários outros segmentos artísticos.



FOTOGRAFIA

OFICINA: O RETRATO FOTOGRÁFICO
Coordenação: Silmara Pires.
24/9 a 12/11 – sábados – 14h às 17h.
Público: fotógrafos amadores, a partir de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 21/9.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

A oficina abordará, na parte teórica, a evolução do retrato na Arte e na Fotografia, discutindo as mudanças introduzidas pelas câmeras digitais e pelos softwares de manipulação de imagens. Na prática fotográfica, serão efetuados exercícios investigativos com diferentes tipos de rostos, poses e iluminação.

Silmara Pires é professora de Fotografia desde 1988. Formada em Publicidade e Propaganda pela FIAM-SP, fez seu aperfeiçoamento fotográfico no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa.



GESTÃO CULTURAL

WORKSHOP DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS
Coordenação: Ana Paula Galvão.
1 a 29/9 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: produtores, empreendedores, agentes culturais e artistas, acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 29/8.
Seleção: currículo e carta de interesse.
30 vagas.

A proposta é oferecer as ferramentas e práticas de gestão mais adequadas para impulsionar a sustentabilidade de um evento cultural, utilizando um modelo de desempenho gerencial que analisa os quatro estágios principais de um projeto: decisão, planejamento, implementação e avaliação.

Ana Paula Galvão é graduada em Relações Públicas pela ECA-USP, com especialização em Gestão Cultural e Organização de Eventos. Trabalha com consultoria e planejamento para empreendimentos culturais e coordena o curso de Gestão da SP Escola de Teatro.

WORKSHOP: ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS
Coordenação: Ana Carla Fonseca.
2/9 – sexta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: gestores, produtores culturais e artistas.
Inscrições: 8/8 a 1/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
40 vagas.

Essa atividade se propõe a: promover o entendimento do significado de economia criativa e cidades criativas, capacitando os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas; provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e polo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.

Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP. É assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).

PALESTRA: ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS
Palestrante: Ana Carla Fonseca.
2/9 – sexta-feira – 18h30 às 20h.
Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema.
Inscrições: 8 a 2/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
50 vagas.

A palestra abordará os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados; princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.


OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Coordenação: Horizontes / CADE - Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo.
27 e 28/10 – quinta e sexta-feira – 9h às 12h e 13h às 18h.
Público: gestores e produtores culturais.
Inscrições: 8/8 a 26/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.

Os objetivos dessa oficina são: apresentar informações atualizadas sobre o mercado cultural; orientar a elaboração e a redação de projetos culturais; identificar as possibilidades de financiamento para projetos na área da Cultura; fornecer subsídios para que os participantes possam atuar como gestores e produtores de cultura dentro do conceito de economia criativa. Após o final da oficina, os participantes serão acompanhados pelos técnicos do CADE por meio das redes sociais, Skype, e-mail ou telefone.

Horizontes é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. O CADE, um dos seus programas, tem suas bases voltadas para a difusão do conhecimento e capacitação técnica na área de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo na economia criativa.


OFICINA DE ORGANIZAÇÃO E CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
Coordenação: Ana Helena Curti.
11/11 a 9/12 – sextas-feiras – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: profissionais de instituições públicas e privadas voltadas à organização e à realização de projetos culturais.
Inscrições: 8/8 a 8/11.
Seleção: currículo e carta de interesse.
30 vagas.

A oficina apresentará os conteúdos necessários à organização e curadoria de exposições de arte, sistematizando as informações e refletindo sobre as necessidades e etapas do trabalho, desde a concepção original até a prestação de contas final, passando por projeto expográfico, comunicação visual, iluminação, logística, orçamento, montagem, manutenção e desmontagem.

Ana Helena Curti é formada em Artes Plásticas pela FAAP, instituição onde hoje é professora. Trabalhou no Brooklyn Museum, em Nova York, e implantou a museografia do Museu da Língua Portuguesa. Foi coordenadora geral e produtora executiva de inúmeras exposições importantes, como a Bienal de São Paulo e a Bienal Brasileira de Design.


WORKSHOP: FERRAMENTAS DE MARKETING PARA O MERCADO CULTURAL
Coordenação: Pedro Sorensen.
Assistente: Adrianne Okazaki.
28/11 a 2/12 – segunda, quarta e sexta-feira – 18h45 às 21h45.
Público: produtores, gestores, artistas e estudantes universitários.
Inscrições: 8/8 a 23/11.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.

O workshop abordará os principais conceitos e aspectos do marketing – como divulgação, parcerias, publicidade e design, entre outros – e apresentará estudos de casos.

Pedro Sorensen é bacharel em Publicidade, com especialização em Mídias Digitais e Novas Tecnologias pela ECA-USP. Radialista, fotógrafo e produtor de eventos, foi gerente de marketing na Procter & Gamble do Brasil.



LITERATURA / TEATRO

OFICINA: TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Luana de Lucca.
23/8 a 11/10 – terças-feiras – 18h45 e 21h45.
Público: professores, bibliotecários, atores, estudantes de Teatro e interessados, acima de16 anos.
Inscrições: 8 a 18/8.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.

Essa oficina proporcionará aos participantes um estudo das técnicas existentes na criação e narração de histórias, com ênfase no teatro de objetos e formas animadas na concepção de uma performance. Aos educadores, será mais uma possibilidade de expressão e trabalho na sala de aula.

Luciana Lucca é formada pela Fundação das Artes de São Caetano. Trabalhou como contadora de histórias para as editoras Melhoramentos e Moderna. Integrante do Núcleo de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, da Cia. Truks, é atriz-manipuladora no espetáculo Pés Descalços, do Morpheus Teatro, premiado pela Funarte.



MÚSICA

CONCERTO: CANTO LITERÁRIO
E WORKSHOP SOBRE O PROCESSO DE MONTAGEM
Coral Municipal Zanzalá.
3/9 – sábado.

Workshop: 14h às 17h.
Coordenação: Nailse Machado.
Público: pessoas interessadas em canto, músicos e artistas.
Inscrições: 8/8 a 3/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
Local: Oficina Cultural Pagu.

Concerto: 19h.
Indicação: livre.
60 lugares (retirar convites com uma hora de antecedência).
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto:
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15.

O concerto apresenta canções de compositores como Milton Nascimento, Jards Macalé e Camargo Guarnieri, cujas letras são poemas e textos de escritores portugueses e brasileiros, entre outros, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Mário Quintana. Precedendo o concerto na Pinacoteca Benedicto Calixto, haverá, na Oficina Cultural Pagu, workshop ministrado pela regente Nailse Machado Cruz sobre canto coral e sobre o projeto “Canto Literário”.

O Coral Municipal Zanzalá, de Cubatão, está em atividade desde 1993 e é composto, atualmente, por 75 integrantes. Com um repertório variado, com ênfase na MPB, o Zanzalá é regido por Maria Fernanda Tavares e tem, como regente assistente, Nailse Machado Cruz.



PATRIMÔNIO CULTURAL

WORKSHOP: ARTE E ARQUITETURA COLONIAL DO LITORAL PAULISTA
Coordenação: Percival Tirapeli.
27/10 – sexta feira – 9h às 12h e 14 às 18h.
Público: agentes culturais, profissionais de museus, arquitetos, historiadores, artistas e demais interessados, acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 16/10.
Seleção: currículo e carta de interesse.
15 vagas.

O workshop tem o objetivo de destacar os aspectos patrimoniais, estéticos e históricos da arte e arquitetura colonial no litoral paulista. Parte da atividade será ministrada in loco, no Museu de Arte Sacra e nas igrejas do Valongo e do Carmo.

Percival Tirapeli é pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e professor livre-docente do Instituto de Artes da Unesp de São Paulo. Artista plástico com participação em duas edições da Bienal Internacional de São Paulo, curador, autor e crítico, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte e consultor do Condephaat.



RÁDIO

OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO: UM ENFOQUE CULTURAL
Coordenação: Alex Furtado.
22/8 a 21/11 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: artistas, radialistas, técnicos e interessados em linguagem radiofônica, a partir de 16 anos.
Inscrições: 8 a 15/8.
Seleção: carta de interesse e entrevista (17/8, às 18h45).
20 vagas.

Por meio de aulas expositivas e discussões embasadas em material audiovisual, a oficina abordará as diversas facetas – históricas, culturais, comerciais, técnicas – do desenvolvimento do rádio e de seu impacto na sociedade.

Alex dos Santos Furtado é formado em Jornalismo, com experiência de 13 anos em meios de comunicação, em que atuou como repórter, jornalista, locutor e apresentador de programas de emissoras como Rádio Atlântica, Rádio Conexão, TV Brasil e TV Nova Imagem.






TEATRO

OFICINA: CENAS EM CENA
Coordenação: Paulo de Azevedo.
25/8 a 1/12 – quintas-feiras – 18h45 e 21h45.
Público: artistas e educadores das áreas de Teatro, Dança, Circo, Música e Artes Visuais.
Inscrições: 8 a 22/8.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.

Com base em estudos de, entre outros, Grotowski e Barba, o objetivo dessa oficina é subsidiar o participante – seja ele ligado às linguagens das artes cênicas, seja às linguagens que dialogam com as artes do corpo – com informações, técnicas e metodologias que o auxiliem a desenvolver pesquisas e investigações estéticas em performances que transcendam os moldes do teatro “tradicional”.

Paulo de Azevedo é ator, diretor, professor de Teatro e produtor cultural. Graduado pela Faculdade Paulista de Arte, cursou Gestão Cultural em Florença e complementou seus estudos em Teatro com cursos ministrados por Augusto Boal, Eugenio Barba, Roberto Bacci e Dario Fo.


OFICINA DE FIGURINOS
Coordenação: Gilson de Melo Barros.
13/9 a 25/10 – terças e quartas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: atores, estudantes de Teatro e interessados, acima de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 5/9.
Seleção: questionário.
20 vagas.

Essa atividade propõe-se a investigar as possibilidades expressivas dos figurinos teatrais, por meio de exercícios de criação usando elementos da cultura popular e materiais reciclados.

Gilson de Melo Barros é artista plástico, figurinista, cenógrafo e diretor de teatro, responsável pelo grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, vinculado à Universidade Santa Cecília. Carnavalesco da Escola de Samba X9, campeã do Carnaval santista em 2011.



ESPETÁCULO: RECLAME – UMA HISTÓRIA DE AMOR
AULA: JINGLES E COMERCIAIS NA HISTÓRIA DO RÁDIO E DA TV
Cia. Teatral Cenicomania.
1/10 – sábado.

Aula: 16h às 18h.
15 lugares.

Espetáculo: 20h.
Indicação: 16 anos.
40 lugares (retirar convites com uma hora de antecedência).

O espetáculo retrata um triângulo amoroso ao longo de várias décadas, pontuando a narrativa com famosos jingles que marcaram cada época. A aula discorrerá sobre a história da propaganda no rádio e na TV, relacionando-a aos acontecimentos que impactaram o Brasil entre as décadas de 1940 e 90.

A Cia. Teatral Cenicomania montou seu primeiro espetáculo em 1995. Desde então, firmou-se na cena santista de teatro com espetáculos de sucesso, por exemplo, O Inspetor Geral, O Golpe, Real Ilusão e O Evangelho segundo Zebedeu.

ESPETÁCULO: PARA UM AMOR DE VINICIUS
Grupo de Arte Supernova.
20/11 – domingo – 18h.
Indicação: 14 anos.
40 lugares (retirar convites com uma hora de antecedência).

Tributo a Vinicius de Moraes, o espetáculo dirigido por Ricardo Menezes se baseia nos versos do poeta para retratar o cotidiano dos casais apaixonados: encontros e desencontros, saudade, sensualidade e a incessante procura pelo amor ideal.

Desde 2001, o Grupo de Arte Supernova desenvolve espetáculos, performances e oficinas de iniciação teatral. Em seu repertório, destacam-se as peças: Sob o Silêncio e a Vertigem, Antes do Café e Venha Ver o Pôr do Sol.



Inscrições 08/08/2011
Coordenadora: Mônica Tranjan Real
Praça dos Andradas, s/nº - Centro - Cep: 11010-100 - Santos/SP
(13) 3219-2036 / 3219-1741 pagu@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 9h às 18h
Informamos que as inscrições para as atividades devem ser realizadas diretamente na Oficina Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário