terça-feira, 2 de agosto de 2011

Treinamento leva motivação a atendentes do Irmã Dulce

Atividades ocorrem todo mês e também envolvem funcionários do PS Central


Encontros temáticos estão levando treinamento motivacional e palestras educativas a atendentes do Complexo de Saúde composto pelo Hospital Municipal Irmã Dulce e Pronto-Socorro Central. Participam da iniciativa funcionários dos setores de Internação e Recepção dos dois estabelecimentos, além dos setores de Telefonia, Protocolo e oficiais de alas. Os trabalhos são acompanhados pela encarregada Rosângela Vieira Maia Lobato.


As atividades são mensais e o tema deste mês - “Situações psicologicamente difíceis: o que fazer?” - foi abordado pela psicóloga France Matos de Oliveira, do Irmã Dulce. Formada pela UNESP e pós-graduada em Psicologia da Saúde pela PUC-SP, France abriu a palestra falando sobre o processo de adoecimento, levando os funcionários a entender melhor o comportamento de pacientes e familiares durante a internação. “Adoecer é entrar em órbita. A doença se instala de forma central na vida do paciente e da família, causando uma mudança brusca na rotina, hábitos, em vários aspectos da vida. E, por melhor que seja o ambiente hospitalar, o local é sempre pouco familiar e parece ameaçador”, destaca.


O tema morte foi abordado pela psicóloga para sensibilizar e ampliar o entendimento das atendentes ao lidar com familiares em momentos difíceis, como no preenchimento da declaração de óbito e ao dar orientações sobre o trâmite de liberação do corpo. Respeito à dor do próximo, tolerância com comportamentos inadequados e paciência para explicar as informações foram recomendações de France, que incluiu noções de comunicação terapêutica às atendentes.


Coaching - A programação, que começou em junho e se estende até novembro, já envolveu aula sobre a importância da correta lavagem das mãos para a prevenção de doenças, feita pelas enfermeiras Luize Fábrega Juskevicius e Tatiana Bartolotto Bernardo, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. O tema sobre motivação, a cargo da coordenadora Ângela Sartin, abordou direcionamento profissional, com técnicas de coaching e vídeo motivacional. “O intuito desses encontros é crescer, acrescentar conhecimento e estimular uma reflexão pessoal”, salientou.


Para as atendentes, as reuniões proporcionam ainda troca de experiências e aproximação. Recepcionista do Pronto-Socorro Central, Thais Andrade conta que as informações recebidas ajudam a melhorar o serviço. “A gente aprende mais”, afirma. A ouvidora do PS, Aline Ludtke também fez questão de abordar um aspecto importante dos eventos, destacando que os encontros ajudam na compreensão do trabalho.


A encarregada Rosângela, que participa de todas as atividades lembra que os resultados já são observados no melhor relacionamento entre os funcionários. “De uma reunião para outra já sentimos um clima mais leve e positivo. Acolhemos sugestões para melhorias. Isso se traduz num atendimento melhor ao público”.


Até novembro, os encontros temáticos abordarão o trabalho de estatística no complexo, com a coordenadora do SAME, Fabiana da Cruz; ergonomia, com o responsável pelo setor de Segurança no Trabalho, Ronaldo Lopes; captação de órgãos para transplante, com a enfermeira coordenadora da UTI Adulto, Eliza Maria Prado Monteiro; e humanização em saúde, com a Comissão de Humanização.

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