quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Comerciantes se reúnem para discutir segurança em PG

Prefeito Roberto Francisco foi convidado e falou sobre ações da Administração Municipal

Segurança foi o tema principal de reunião promovida pela Associação Comercial de Praia Grande para cerca de 60 comerciantes da Cidade, que teve como convidado especial o prefeito Roberto Francisco dos Santos para falar sobre o assunto. O encontro foi realizado na sede na instituição, no Bairro Boqueirão, na quinta-feira (1º).
O prefeito esclareceu sobre investimentos na área e falou sobre o efetivo policial no Município. "Agradeço o convite e esta oportunidade de falar sobre este assunto. A maioria das reclamações é voltada para saúde e segurança. Na área de saúde, cerca de 80% dos investimentos são feitos pelo Município, por meio do IPTU que o contribuinte paga; a outra pequena parte vem dos governos federal e estadual. Já na área de segurança pública, a responsabilidade é do governo estadual. O Município contribui com investimentos, como a rede de fibra ótica, câmeras de monitoramento, inclusive nas escolas e unidades de saúde, além das ruas; temos a Guarda Civil Municipal, que zela pelos próprios Municipais. Também doamos áreas para instalação de equipamentos de segurança, como o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (já construído e em funcionamento) e do 45º Batalhão da Policia Militar, ambos no Bairro Mirim".
Roberto Francisco seguiu dizendo sobre o crescimento do Município e da necessidade do aumento do número de policiais. "O efetivo do Batalhão não acompanhou o crescimento da Cidade. Hoje, Praia Grande tem mais de 260 mil habitantes, sem contar a população flutuante que visita o Município constantemente, que representa cerca de 300 mil pessoas a mais nos finais de semana normais. Há seis meses enviei oficio ao governador reivindicando aumento no efetivo. Tenho ciência dos problemas. São muitas reclamações que recebo, não só na praia, mas em outros bairros, inclusive depois da Via Expressa Sul. O governador anunciou que em outubro deve vir cerca de 300 policiais para a Baixada Santista, que serão distribuídos para as cidades, incluindo Praia Grande".
Presidente da Associação Comercial de Praia Grande, José Augusto Soares da Silva explicou que mensalmente a instituição realiza o encontro para receber novos associados e discutir temas com a sociedade. "O objetivo desta reunião é responder aos comerciantes, que queriam saber o que vem sendo feito na Cidade, no que se refere à segurança. A Prefeitura doou várias áreas para instalação da Policia Militar, Fundação Casa, câmeras de segurança, entre outros; e ajuda em diversas ações, o governo do estado tem um ambiente favorável no Município. Por isso nós, como sociedade civil organizada, estamos agora fazendo a nossa parte, pedindo mais atenção do governo estadual neste assunto".
Alexander Ramos, representante do grupo denominado sociedade civil organizada, composto por entidades como Associação Comercial, Associação de Engenheiros e Arquitetos, OAB, Contabilistas, Rotary, Maçonaria, Amigos de Bairros, entre outros, destaca que há meses o grupo vem se reunindo com autoridades para discutir a segurança no Município. Segundo ele já foi feita reunião com o comandante do CPI-6 Sérgio Del Bel Junior e com o secretário de Segurança Pública do Estado de São Pulo, Antonio Ferreira Pinto. "No próximo dia 6 nos encontraremos com o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo. Queremos respostas e ações na área de segurança. Nossos encontros têm sido muito proveitosos e conseguimos apoio unânime. Certamente todos irão se empenhar para melhorar a segurança pública em nosso Município", diz Ramos.
Na ocasião, foi mostrado aos comerciantes uma pasta com abaixo assinado com mais de 3 mil assinaturas, que deverá ser entregue ao governador. "Outros documentos estão circulando e vão complementar esse abaixo assinado, que acredito chegar a 5 mil assinaturas. Não somos um grupo político, não queremos denegrir nosso município e sim reivindicar nosso direito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário