segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bicicletarias aderem ao projeto Ciclista Cidadão

Comércios autorizados a realizar troca de vale-transporte por bicicletas participam da campanha


As três bicicletarias autorizadas a realizar a troca de vale-transporte de funcionários públicos municipais de Praia Grande por bicicletas aderiram ao projeto Ciclista Cidadão, da Secretaria de Trânsito e Transporte. Os comerciantes já receberam os kits da campanha e os veículos comprados nos locais serão cadastrados. O projeto tem como intuito mapear ciclistas residentes na Cidade com a entrega de cartilhas educativas e de adesivos numerados que deverão ser colados na lateral das bicicletas como forma de identificação.

O Manual do Ciclista Cidadão contem normas de trânsito específicas e dicas de segurança. Dentro também há uma ficha de identificação. Somente após preencher o cadastro o ciclista recebe o adesivo numerado. Quem tiver esta identificação participará, no dia 5 de novembro, de sorteio, realizado pela Loteria Federal, de 5 bicicletas.

O proprietário da bicicletaria K e T, Auro Duarte Bucheta, aprovou a iniciativa. “O cadastro dos ciclistas é muito importante. Facilita a identificação do condutor caso sofra um acidente ou caso seja furtado. Aqui na loja já vendemos diversas bicicletas já com o adesivo numerado da campanha e todos os ciclistas têm elogiado a idéia. O retorno é muito positivo”, explicou Auro Bucheta, que trabalha há 20 anos no ramo.

Para Ricardo Torminaga, proprietário há 17 anos da bicicletaria Skill Way, algumas pessoas desconheciam a ação. “Tem ciclistas que vêem as bicicletas compradas aqui, já cadastradas no projeto, e nos procuram para se informar como podem se cadastrar, pois acham importante a iniciativa”, afirmou.

Já o proprietário da loja Speedy Bike, Marcelo Ribeiro Cai, acredita que quanto mais cadastros, melhor. “Todas as pessoas que vem comprar uma bicicleta aqui são orientadas sobre o projeto. Na loja afixamos cartazes com informações sobre o Ciclista Cidadão e incentivamos o cadastro”, explicou Marcelo Cai, dono da loja há 12 anos.

Segundo o secretário de Trânsito e Transporte, Eduardo Rodrigues Xavier, o projeto tem a finalidade de mapear o perfil dos ciclistas do Município. “A ação não é um registro obrigatório, mas a partir de cadastro realizado antes da colagem do adesivo será possível levantar o perfil dos ciclistas existentes em Praia Grande, qual ciclovia eles mais trafegam e o horário mais utilizado. Com estas informações poderemos planejar novas ações voltadas ao público”, explicou.

Troca do vale transporte – Servidores municipais de Praia Grande podem realizar a troca do valor do vale transporte por bicicletas em lojas autorizadas. Todas as bicicletarias possuem alguns modelos à disposição do funcionário, que deve comparecer em uma das lojas com o RG e o holerite. Na própria loja preencherá um requerimento, que será enviado para a Secretaria de Administração e, assim que aprovado, o servidor já poderá retirar sua bicicleta. Até segunda-feira (24), 59 funcionários já tinham efetuado a troca.

O servidor pode escolher sua bicicleta em uma das três lojas cadastradas:

- Skill Way (Avenida Presidente Kennedy, nº 8596 loja 3, Bairro Mirim. Telefone 3471-1457)

- Speed Bike (Avenida Presidente Kennedy, nº 5783, no Bairro Tupi. Telefone 3472-2032)

- K e T (Avenida Presidente Kennedy, nº1321 – loja 1, no Bairro Guilhermina. Telefone 3474-4456).

Nenhum comentário:

Postar um comentário