segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jogos Escolares: emoção toma conta de escola vencedora

Milhares de pessoas participam de solenidade no Ginásio Falcão, Bairro Mirim 



A equipe da Escola Municipal Franco Montoro não se conteve de alegria ao receber das mãos do prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos o troféu de primeira colocada na 7ª edição dos Jogos Escolares. Esta foi a primeira vez que uma escola municipal conquistou o primeiro lugar na competição. A solenidade de encerramento ocorreu na sexta-feira (7), no Ginásio Falcão, Bairro Mirim, e reuniu milhares de pessoas, entre alunos que disputaram as 15 modalidades, professores, familiares e espectadores, que vibravam a cada medalha entregue.
“Foram aproximadamente 40 dias de disputas. Mais de 3.300 alunos participantes, de 7 a 17 anos, de 53 escolas públicas e particulares. Independente das colocações de cada escola, o que me deixa orgulhoso é ver a dedicação desses jovens em praticar o esporte e defender o nome da sua unidade de ensino. Este ano temos muito mais a comemorar, porque foi a primeira vez que uma Escola Municipal, a Franco Montoro, venceu os Jogos Escolares. Estou muito feliz!”, disse o prefeito.
Roberto Francisco destacou ainda os investimentos na área esportiva. “Desde 2005 investimos maciçamente na área esportiva. Em 2007, em virtude dos Jogos Abertos do Interior, criamos uma grande estrutura, com ginásios modernos, piscina semi olímpica e pista de atletismo, entre outros. E todo esse equipamento não ficou parado. É utilizado no SuperEscola, para crianças e jovens não ficarem na rua. No lugar disso praticam diversas modalidades, mostrando assim seus talentos. Com este incentivo estamos revelando grandes talentos, como por exemplo a Tawany Gianelo, campeã mundial de judô”, disse o prefeito, lembrando que 2012 será o ano da juventude.
Secretário de Juventude Esporte e Lazer, José Carlos de Souza destacou o sucesso do evento. “Estou feliz com a organização dos Jogos Escolares. Este ano superou nossas expectativas tanto na participação efetiva dos jovens, não em número, mas em comprometimento, quanto da imprensa e dos patrocinadores. Nesta edição ainda conseguimos contratar juizes de ligas regionais e municipais. Esse jovens, em sua maioria, são talentos revelados pelo SuperEscola, que integram o programa e mostram a capacidade esportiva da Cidade”.
A diretora da EM Franco Montoro Alaíde de Souza Lima atribui a conquista da primeira colocação ao empenho dos alunos e da professora de educação física, Wania Karina Kolonko. “Durante o horário de almoço dela, das 11h30 às 13h30, a professora decidiu formar uma turma para treinar somente os alunos que passaram na seletiva. Eles se empenharam para conquistar esse titulo. Nossa auto-estima elevou, o titulo foi fruto de muito esforço. O sucesso deles acaba sendo o sucesso de toda a escola”, diz a diretora, explicando que o troféu recebeu destaque na unidade escolar.
Felizes, mas sem perder o foco, a diretora explica que os alunos já pensam na próxima edição dos Jogos Escolares. “Eles já falaram que têm que manter o nível para garantir o título no ano que vem. Alguns alunos até já foram convidados para integrar a seleção de Praia Grande”.
Franco Montoro – A Escola Municipal Franco Montoro tem 1.126 alunos do 2º ao 9º ano. A unidade foi finalista nas Olimpíadas de Matemática conquistando cinco medalhas (2 de pratas e 3 de honra ao mérito) , além disso a escola tem a segunda melhor nota do Município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Classificação final
1) EM Governador Franco Montoro (Maracanã), 142, 5;
2) Colégio França (Caiçara), 133,5;
3) Colégio Recanto (Boqueirão), 132,5;
4) Centro Educacional Objetivo (Tupi), 128,5 pontos;
5) EE Professora Sylvia de Melo (Antártica), 120,5;
6) EM Lions Clube Ocian (Ocian), 59,5;
7) EM Professora Elza Oliveira de Carvalho (Glória), 52;
8) EE Professora Magali Alonso (Tupi), 51;
9) Colégio Carlos Arrojado (Solemar), 46,5;
10) Colégio Universo (Ocian), 44;
11)EE Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda), 43;
12) EE Reverendo Augusto Paes de Ávila (Aviação), 40;
13) EE Deputado Rubens Paiva (Samambaia), 36;
13) EM Roberto Mario Santini (Guilhermina), 36;
13) Colégio Cultura (Mirim), 36;
16) Colégio Alpha (Boqueirão), 34;
16) Colégio Professor Paulo Freire (Guilhermina), 34;
16) EM Professora Maria Clotilde Lopes Rigo (Esmeralda), 34;
19) Escola Celestin Freinet (Guilhermina), 29;
19) EE Oswaldo Luis Sanches Toschi (Sítio do Campo), 29;
21) Colégio Centurion (Flórida), 27;
21) EM Domingos Soares Oliveira (Ribeirópolis), 27;
23) EE Júlio Secco de Carvalho (Solemar), 24,5;
23) EM Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos (Sítio do Campo), 24,5;
25) EM Professora Isabel Figueroa Bréfere (Aviação), 24;
26) EE Balneário das Palmeiras (Esmeralda), 20;
27) EM Vila Mirim (Mirim), 19;
27) EM Antônio Peres Ferreira (Bairro Vila Sônia), 19;
29) EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia), 18;
29) Colégio Passionista Santa Maria (Sítio do Campo), 18;
31) EM José Padin Mouta (Tupi), 15,5;
32) EE Professora Vilma Catharina Mosca Leone (Melvi), 15;
33) EM Cidade da Criança (Cidade da Criança), 14;
34) EM Doutor Wilson Guedes (Samambaia), 13;
34) EM Professora Maria Nilza da Silva Romão (Vila Sônia), 13;
36) EE Jardim Bopeva (Ocian), 12,5;
37) EM Paulo Shigueo Yamauti (Anhanguéra),12;
38) Escola Magnificat (Guilhermina), 11;
39) EM Carlos Roberto Dias (Boqueirão), 8;
39) Escola Atenas (Maracanã), 8;
41) EM José Júlio Martins Baptista (Sítio do Campo), 6;
42) EM Natale de Lucca (Quietude), 4;
42) Colégio Piteco (Assunção), 4;
42) EM 19 de Janeiro (Ribeirópolis), 4;
45) EM Eduardo Gonçalves do Barreiro (Melvi), 3;
45) Colégio Prisma (Antártica), 3;
47) EM Fausto dos Santos Amaral (Canto do Forte), 2;
47) Colégio Rodrigues Dobins (Melvi), 2;
47) Centro Educacional Vila Verde (Aviação), 2;
50) EM Estina Campi Batista (Canto do Forte), 1;
50) EE Doutor Abrahão Jacob Lafer (Guilhermina), 1;
50) EE Vila Tupi (Tupi), 1;
50) Colégio Alexo Viazowski (Caiçara), 1.
Jogos - Um total de 3.362 alunos, de 53 instituições de ensino, participou do certame que teve torneios de atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol de campo, futsal, handebol, xadrez, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e esportes de praia (futebol, handebol e vôlei). Os Jogos Escolares de Praia Grande 2011 tiveram apoio de Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Centro Educacional Vila Verde, Tecnocal, DD Limp, Litoral Plaza Shopping e Abracadabra. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3471-7619 e no blog da disputa municipal: http://jogosescolarespg2011.blogspot.com.
Retrospecto - Em 2010, mais de cinco alunos, de 66 instituições educacionais, competiram em 15 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). A turma do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) sagrou-se campeã geral. O grupo da Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Antártica), que foi campeão em 2008 e 2009, desta vez ficou com o vice-campeonato. Na terceira colocação terminou a equipe do Colégio França (Caiçara).
Em 2009, cerca de 2.300 alunos (de 11 a 17 anos), de 44 escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares participaram em 14 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Na somatória de pontos, a Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Bairro Antártica) sagrou-se bicampeã (2008 e 2009). Na sequência terminaram Colégio Objetivo (Tupi) e EE Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda).
Em 2008, aproximadamente dois mil alunos (de 14 a 17 anos), de 33 instituições de ensino participaram 10 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, damas, futebol de campo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez). A Escola Estadual (EE) Professora Sylvia de Melo levou o título de campeã geral. Completaram o pódio as EE Júlio Secco de Carvalho (Bairro Solemar); e EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).
Em 2007, disputaram 1.600 alunos, de 40 escolas, em 8 modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e atletismo). Ficaram nos três primeiros lugares, EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia), Colégio Objetivo (Tupi) e EE Professora Sylvia de Melo.
Em 2006, competiram mais de 1.300 alunos, de 44 escolas, em 8 modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e pedestrianismo). Campeã foi a Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda). Vice-campeã EE Jardim Bopeva (Ocian). Terceiro lugar para a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).
Em 2005, participaram 35 escolas, e mais de mil atletas, em 8 modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e pedestrianismo). Campeã foi a Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda). Vice-campeã acabou sendo a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia). Terceiro lugar para a EE Jardim Bopeva (Ocian).

Nenhum comentário:

Postar um comentário