sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PDA abre inscrições para oficina de fotografia

Programação é parte da exposição Negro Interior

Encerrando a exposição Negro Interior, que fica em cartaz na Galeria Nilton Zanotti, no Palácio das Artes, até o dia 3 de novembro, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com a ACAM Portinari, a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (Agcip) e Prefeitura de Praia Grande, abrem inscrições para a oficina fotográfica “Olhares: da Arte ao Documento”, ministrada pelo jornalista, fotógrafo e designer Luiz Felipe Nunes. A oficina é gratuita e acontece no dia 30 de outubro, nos períodos da manhã (9h30 às 12 horas) e tarde (13h30 às 16 horas). Para participar, os interessados devem se inscrever pelo telefone (13) 3496-5713 ou e-mai: sectur91@praiagrande.sp.gov.br. São disponibilizadas 40 vagas, e quem puder, deve levar uma máquina fotográfica digital, não importando tamanho, modelo ou resolução.
Segundo Luiz Felipe, não se trata de uma oficina relativa a técnicas de fotografia, mas sim um olhar sobre uma imagem, como registro histórico e como “documento sentimental” de outras épocas, sociedades e cotidianos, que fogem à rotina dos dias atuais. A primeira parte, programada para o período matutino, aborda a foto-documento e a fotografia artística, e como é possível lançar um olhar em uma imagem ao mesmo tempo subjetivo e documental, como é característica de muitas das fotografias que compõem a Exposição Negro Interior, que serão usadas na oficina.
O oficineiro ainda relatará casos em que os fotografados, ainda vivos, contaram suas histórias ao verem a exposição, ampliando os elementos que devem ser levados em conta no ato de fotografar. “Afinal, fotografar vai muito além da luz, enquadramento e ajustes da máquina. Muitas fotos históricas, pela beleza, pelo teor documental ou pelas duas qualidades, foram frutos de muita reflexão e criação de conceitos”, comenta Luiz Felipe.
Na segunda parte, a partir das 13h30, após os participantes serão instigados a refletir sobre o ato de fotografar praticando a fotografia. Deverão definir até três objetos ou personagens a serem clicados para, depois, redigirem breve explanação sobre a intenção do conjunto fotográfico. “A idéia é criar um olhar direcionado aos documentos histórico e sentimental, que podem tornar o ato de fotografar mais belo e com relevância histórica. Para isso, basta o registro ter valor para uma pessoa que seja. Isso é o que desejo passar”, ressalta.
Negro Interior - Composta por fotos que retratam negros executando as mais diversas atividades, “Negro Interior” tem como objetivo promover o resgate histórico sobre sua participação na formação da base da cultura paulista. Por meio das imagens, a mostra busca estimular uma interação entre diferentes comunidades e a origem do acervo fotográfico, guardado como relíquia ao longo do tempo. A linguagem fotográfica, de fácil compreensão, favorece essa interação. “Negro Interior” conta, ainda, com a exibição de um vídeo.

Serviço:

Negro Interior
De 24 de setembro a 03 de novembro - Galeria Nilton Zanotti
Gratuito
Palácio das Artes – Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1600
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas
Agendamento para visita monitorada com ação educativa, destinada a escolas públicas e privadas: 3496-5713

Nenhum comentário:

Postar um comentário