Sectur oferece bolsas integrais para programa “Pequenos
& Notáveis”
A Secretaria de Cultura e
Turismo de Praia Grande (Sectur), em parceria com a seccional paulista da
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, traz ao Município bolsas integrais
do programa Pequenos e Notáveis, que tem como objetivo qualificar meios de
hospedagem brasileiros nas praças que serão impactadas pela Copa do Mundo de
2014 e Olimpíadas de 2016. As atividades acontecerão nos dias 19 e 20 de
outubro, em Guarujá, com abrangência regional. Os temas abordados serão gestão
empresarial, sustentabilidade e marketing.
Hoteleiros de Praia Grande que se interessarem
em capacitar seus administradores para atender à demanda gerada pelos
megaeventos esportivos de 2014 e 2016, podem se inscrever gratuitamente através
do telefone 3496-5716, até o dia 14 de outubro. As bolsas são limitadas a 30
empresas.
Após ter sido lançado nas capitais que
sediarão os jogos da Copa do Mundo para pequenos empresários, gestores
hoteleiros e entidades e autoridades da indústria do turismo oriundos de 105
destinos turísticos, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem
começa em agosto, com 32 Workshops em todo o Brasil com dois dias de duração
cada. O Workshop Pequenos & Notáveis acontecerá nas 12 cidades que receberão
a Copa e em cidades como Belo Horizonte, Paraty, Maceió, Gramado, Guarujá,
Campos de Jordão e Florianópolis, entre outras, que concentram um grande
potencial para atrair um maior número de turistas nacionais e estrangeiros que
vierem para o Brasil, a partir dos grandes eventos.
O
programa, uma parceria entre o SEBRAE e a ABIH Nacional, apoiado pelas unidades
estaduais das duas entidades, atingirá até dezembro cerca de dois mil
empresários e gestores de pequenos hotéis e pousadas de todo o país, que
receberão orientações acerca de temas como sustentabilidade, competitividade,
acesso ao mercado, fomento ao empreendedorismo individual, central de negócios e
plano de marketing, e serão capacitados para utilização da plataforma de ensino
do programa, suas funcionalidades e ferramentas de auto gestão, como uma Auto
Avaliação – Sustentabilidade e Competitividade, e os sistemas de monitoria e
tutoria. Os cursos serão feitos em dois dias, com sete horas de duração. Ao
final, os empresários e gestores sairão capacitados nas metodologias propostas
nos workshops e na utilização de plataformas virtuais como forma de dinamizar e
apoiar a gestão sobre o pequeno hotel e pousada.
“Estamos muito satisfeitos pela oportunidade de oferecer
gratuitamente este curso a hoteleiros de nosso Município”, comemora o secretário
de Culturae Turism o de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “Com certeza, a
capacitação de nossos meios de hospedagem tornarão nossos empresários mais
competitivos mesmo após a Copa de 2014. É um passo importante para o turismo de
Praia Grande, que está em constante crescimento, e um dos principais legados que
a passagem de um evento esportivo deste tamanho por nosso país irá deixar”,
finaliza.
Confira a
programação:
WORKSHOP PEQUENOS &
NOTÁVEIS
Ferramentas de Gestão
Estratégica para pequenos meios de hospedagem
CIDADE: Guarujá/SP
PRIMEIRO DIA
DATA: 19/10/2011
LOCAL: Delphin Hotel
Guarujá - Rua Migual Stéfano, 1295 - Praia da Enseada.
GESTÃO EMPRESARIAL:
SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE.
Público-alvo: Empresários e gestores inscritos
no workshop. Secretarias Estaduais e Municipais para momento com a imprensa.
Objetivo:
Disseminar informações sobre competitividade e
sustentabilidade e promover a capacitação dos empresários, gestores, e gerentes
para a utilização da plataforma de ensino do programa, suas funcionalidades e
ferramentas e os sistemas de monitoria e tutoria presencial.
Programação:
09h00 às 09h30 – Abertura da
Oficina
09h30 às 10h45 – Palestra de
Gestão de Sustentabilidade
10h45 às 12h30 – Palestra de
Gestão de Competitividade
12h30 às 14h00 - Almoço
14h00 às 15h45 – Auto
Avaliação – Sustentabilidade e Competitividade
15h45 às 16h15 – Coffee
Breack
16h15 às 17h00 -
Preenchimento da Matriz de Sustentabilidade e Competitividade
17h00 - Encerramento
Conteúdo Programático:
Sustentabilidade
- Caminhos para a sustentabilidade; as dimensões
contemporâneas do Turismo Sustentável; Mercado de turismo sustentável no mundo:
abrangência, experiências e particularidades; Implementando Boas práticas
visando a sustentabilidade; O “Clico PDCA”; Aspectos ambientais; Gestão da Água;
Gestão da Energia; Gestão de Resíduos Sólidos; Aspectos Sócio-Culturais - Para
que? Para quem? Porque?; Sensibilização da equipe de colaboradores e dos
hóspedes; Comunidade local e tradição; Aspectos Legais e de Certificação; O
pequeno sustentável: casos de sucessos com soluções sustentáveis voltadas para o
Pequeno Meio de Hospedagem. Competitividade - Turismo e mundo
contemporâneo, novos rumos, novas formas e novos cidadãos; Turismo e o turista
conectado; Entre o global e o local; A dinamização da gestão e as noções
relativas à competitividade no turismo; Diferencial competitivo; Inteligência
Competitiva; As múltiplas dimensões do fazer inteligente na empresa: do
estratégico ao operacional; Benchmarking; O Ciclo de Inteligência Competitiva:
quando o pequeno amplia suas possibilidades; Faça Alianças e participe da
Organização setorial; Se qualifique; Planeje e Posicione seu negócio; Pesquise e
se informe; Analise, tome decisão e se reposicione; O pequeno competitivo:
lições de quem soube fazer.
SEGUNDO DIA
Data: 20/10/2011
LOCAL: Delphin Hotel
Guarujá - Rua Migual Stéfano, 1295 - Praia da Enseada.
PLANO DE MARKETING, BOLSA
DE OPORTUNIDADES, EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E CENTRAL DE NEGÓCIOS
Público-alvo: Empresários e gestores inscritos
no workshop.
Objetivo:
Disseminar informações sobre acesso ao mercado,
empreendedor individual e marketing e promover a capacitação dos empresários,
gestores, e gerentes para a utilização da plataforma de ensino do programa, suas
funcionalidades e ferramentas e os sistemas de monitoria e tutoria presencial.
Programação:
9h00 às 09h30 – Central de
Negócios
09h30 às 10h00 –
Empreendedor Individual
10h00 às 10h30 – Bolsa
Governamentais
10h30 às 12h00 – Marketing
12h00 às 14h00 – Almoço
14h00 às 16h00 – Plano de
Marketing
16h às 16h15 – Coffee break
16h15 às 17h00 –
Apresentação da plataforma e considerações finais
17h00 – Encerramento
Conteúdo Programático:
Plano de Marketing
- Porque estruturar um plano de marketing? Meu
empreendimento é pequeno, preciso de um plano de marketing? Análise da Situação:
Quem sou eu? Onde estou? Com quem me relaciono? Segmentação de Mercado: A qual
grupo pertenço? Quem é o meu consumidor? O que deseja de mim? O que faço para
compreendê-lo? Como me posiciono no mercado para satisfazer e conquistar meu
consumidor? Marketing: O que é marketing? Marketing é uma estratégia de
comunicação integrada? Como agregar valor ao meu produto, serviço? O que é
economia da experiência? marketing digital, um capítulo a parte: O mundo é
digital? E minha empresa? Plano de AÇÃO e sistema de controle: Quais são etapas
de um plano de trabalho? Como controlar e monitorar meu negócio?
Acesso ao Mercado -
A Sua Empresa No Mercado Digital: Bolsa De Negócios; O
que é? Quem pode participar? Quais os benefícios? Como participar? Vendendo Para
O Setor Público - Compras Governamentais: O que muda com a nova Lei Geral para
Micro e Pequenas Empresas (MPEs)? O que é uma licitação pública? Quem pode se
beneficiar da Lei 123/2006? Quais as vantagens e benefícios para as MPEs em
licitações públicas? Como participar das licitações públicas? O que é uma
certificação digital? , Como obter um certificado digital? O Mercado e o Cliente
Dos Pequenos Meios De Hospedagem, Qual o melhor meio de colocar o meu
empreendimento no mercado? Como estão suas vendas?, Como conhecer melhor o
mercado? Como vender mais e melhor? Relação dos Meios de Hospedagem com os
operadores de turismo, Realizar pós-venda.
Empreendedor Individual -
empreendedor individual; receita bruta; previdência
social; impostos e contribuições; processo de formalização passo a passo;
benefícios; prestadores de serviços e pequenos meios de hospedagem
a figura do ei e a
legislação trabalhista; cessão de mão de obra; caso de sucesso; responsabilidade
social; perguntas e respostas.
Central de Negócios
– O que é uma Centra de Negócios? Qual o seu objetivo?
Etapas de implantação de uma Central. Apresentação em linhas gerais da
implantação do piloto da Central de Negócios para pequenos meios de hospedagem
em Blumenau/SC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário