segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PG capacita hoteleiros para Copa e Olimpíadas

Sectur oferece bolsas integrais para programa “Pequenos & Notáveis” 



A Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), em parceria com a seccional paulista da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, traz ao Município bolsas integrais do programa Pequenos e Notáveis, que tem como objetivo qualificar meios de hospedagem brasileiros nas praças que serão impactadas pela Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. As atividades acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro, em Guarujá, com abrangência regional. Os temas abordados serão gestão empresarial, sustentabilidade e marketing.
Hoteleiros de Praia Grande que se interessarem em capacitar seus administradores para atender à demanda gerada pelos megaeventos esportivos de 2014 e 2016, podem se inscrever gratuitamente através do telefone 3496-5716, até o dia 14 de outubro. As bolsas são limitadas a 30 empresas.
Após ter sido lançado nas capitais que sediarão os jogos da Copa do Mundo para pequenos empresários, gestores hoteleiros e entidades e autoridades da indústria do turismo oriundos de 105 destinos turísticos, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem começa em agosto, com 32 Workshops em todo o Brasil com dois dias de duração cada. O Workshop Pequenos & Notáveis acontecerá nas 12 cidades que receberão a Copa e em cidades como Belo Horizonte, Paraty, Maceió, Gramado, Guarujá, Campos de Jordão e Florianópolis, entre outras, que concentram um grande potencial para atrair um maior número de turistas nacionais e estrangeiros que vierem para o Brasil, a partir dos grandes eventos.
O programa, uma parceria entre o SEBRAE e a ABIH Nacional, apoiado pelas unidades estaduais das duas entidades, atingirá até dezembro cerca de dois mil empresários e gestores de pequenos hotéis e pousadas de todo o país, que receberão orientações acerca de temas como sustentabilidade, competitividade, acesso ao mercado, fomento ao empreendedorismo individual, central de negócios e plano de marketing, e serão capacitados para utilização da plataforma de ensino do programa, suas funcionalidades e ferramentas de auto gestão, como uma Auto Avaliação – Sustentabilidade e Competitividade, e os sistemas de monitoria e tutoria. Os cursos serão feitos em dois dias, com sete horas de duração. Ao final, os empresários e gestores sairão capacitados nas metodologias propostas nos workshops e na utilização de plataformas virtuais como forma de dinamizar e apoiar a gestão sobre o pequeno hotel e pousada.
“Estamos muito satisfeitos pela oportunidade de oferecer gratuitamente este curso a hoteleiros de nosso Município”, comemora o secretário de Culturae Turism o de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “Com certeza, a capacitação de nossos meios de hospedagem tornarão nossos empresários mais competitivos mesmo após a Copa de 2014. É um passo importante para o turismo de Praia Grande, que está em constante crescimento, e um dos principais legados que a passagem de um evento esportivo deste tamanho por nosso país irá deixar”, finaliza.


Confira a programação:


WORKSHOP PEQUENOS & NOTÁVEIS
Ferramentas de Gestão Estratégica para pequenos meios de hospedagem
CIDADE: Guarujá/SP
PRIMEIRO DIA
DATA: 19/10/2011
LOCAL: Delphin Hotel Guarujá - Rua Migual Stéfano, 1295 - Praia da Enseada.
GESTÃO EMPRESARIAL: SUSTENTABILIDADE E COMPETITIVIDADE.
Público-alvo: Empresários e gestores inscritos no workshop. Secretarias Estaduais e Municipais para momento com a imprensa.
Objetivo: Disseminar informações sobre competitividade e sustentabilidade e promover a capacitação dos empresários, gestores, e gerentes para a utilização da plataforma de ensino do programa, suas funcionalidades e ferramentas e os sistemas de monitoria e tutoria presencial.
Programação:
09h00 às 09h30 – Abertura da Oficina
09h30 às 10h45 – Palestra de Gestão de Sustentabilidade
10h45 às 12h30 – Palestra de Gestão de Competitividade
12h30 às 14h00 - Almoço
14h00 às 15h45 – Auto Avaliação – Sustentabilidade e Competitividade
15h45 às 16h15 – Coffee Breack
16h15 às 17h00 - Preenchimento da Matriz de Sustentabilidade e Competitividade
17h00 - Encerramento
Conteúdo Programático:
Sustentabilidade - Caminhos para a sustentabilidade; as dimensões contemporâneas do Turismo Sustentável; Mercado de turismo sustentável no mundo: abrangência, experiências e particularidades; Implementando Boas práticas visando a sustentabilidade; O “Clico PDCA”; Aspectos ambientais; Gestão da Água; Gestão da Energia; Gestão de Resíduos Sólidos; Aspectos Sócio-Culturais - Para que? Para quem? Porque?; Sensibilização da equipe de colaboradores e dos hóspedes; Comunidade local e tradição; Aspectos Legais e de Certificação; O pequeno sustentável: casos de sucessos com soluções sustentáveis voltadas para o Pequeno Meio de Hospedagem. Competitividade - Turismo e mundo contemporâneo, novos rumos, novas formas e novos cidadãos; Turismo e o turista conectado; Entre o global e o local; A dinamização da gestão e as noções relativas à competitividade no turismo; Diferencial competitivo; Inteligência Competitiva; As múltiplas dimensões do fazer inteligente na empresa: do estratégico ao operacional; Benchmarking; O Ciclo de Inteligência Competitiva: quando o pequeno amplia suas possibilidades; Faça Alianças e participe da Organização setorial; Se qualifique; Planeje e Posicione seu negócio; Pesquise e se informe; Analise, tome decisão e se reposicione; O pequeno competitivo: lições de quem soube fazer.
SEGUNDO DIA
Data: 20/10/2011
LOCAL: Delphin Hotel Guarujá - Rua Migual Stéfano, 1295 - Praia da Enseada.
PLANO DE MARKETING, BOLSA DE OPORTUNIDADES, EMPREENDEDOR INDIVIDUAL E CENTRAL DE NEGÓCIOS
Público-alvo: Empresários e gestores inscritos no workshop.
Objetivo: Disseminar informações sobre acesso ao mercado, empreendedor individual e marketing e promover a capacitação dos empresários, gestores, e gerentes para a utilização da plataforma de ensino do programa, suas funcionalidades e ferramentas e os sistemas de monitoria e tutoria presencial.
Programação:
9h00 às 09h30 – Central de Negócios
09h30 às 10h00 – Empreendedor Individual
10h00 às 10h30 – Bolsa Governamentais
10h30 às 12h00 – Marketing
12h00 às 14h00 – Almoço
14h00 às 16h00 – Plano de Marketing
16h às 16h15 – Coffee break
16h15 às 17h00 – Apresentação da plataforma e considerações finais
17h00 – Encerramento
Conteúdo Programático:
Plano de Marketing - Porque estruturar um plano de marketing? Meu empreendimento é pequeno, preciso de um plano de marketing? Análise da Situação: Quem sou eu? Onde estou? Com quem me relaciono? Segmentação de Mercado: A qual grupo pertenço? Quem é o meu consumidor? O que deseja de mim? O que faço para compreendê-lo? Como me posiciono no mercado para satisfazer e conquistar meu consumidor? Marketing: O que é marketing? Marketing é uma estratégia de comunicação integrada? Como agregar valor ao meu produto, serviço? O que é economia da experiência? marketing digital, um capítulo a parte: O mundo é digital? E minha empresa? Plano de AÇÃO e sistema de controle: Quais são etapas de um plano de trabalho? Como controlar e monitorar meu negócio?
Acesso ao Mercado - A Sua Empresa No Mercado Digital: Bolsa De Negócios; O que é? Quem pode participar? Quais os benefícios? Como participar? Vendendo Para O Setor Público - Compras Governamentais: O que muda com a nova Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas (MPEs)? O que é uma licitação pública? Quem pode se beneficiar da Lei 123/2006? Quais as vantagens e benefícios para as MPEs em licitações públicas? Como participar das licitações públicas? O que é uma certificação digital? , Como obter um certificado digital? O Mercado e o Cliente Dos Pequenos Meios De Hospedagem, Qual o melhor meio de colocar o meu empreendimento no mercado? Como estão suas vendas?, Como conhecer melhor o mercado? Como vender mais e melhor? Relação dos Meios de Hospedagem com os operadores de turismo, Realizar pós-venda.
Empreendedor Individual - empreendedor individual; receita bruta; previdência social; impostos e contribuições; processo de formalização passo a passo; benefícios; prestadores de serviços e pequenos meios de hospedagem
a figura do ei e a legislação trabalhista; cessão de mão de obra; caso de sucesso; responsabilidade social; perguntas e respostas.
Central de Negócios – O que é uma Centra de Negócios? Qual o seu objetivo? Etapas de implantação de uma Central. Apresentação em linhas gerais da implantação do piloto da Central de Negócios para pequenos meios de hospedagem em Blumenau/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário