sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PG disputa 66ª Regata da Escola Naval

Equipe de vela da Cidade compete na Baía de Guanabara

        A equipe do Navega São Paulo de Praia Grande disputa domingo (9), das 9 às 17 horas, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro,  a 66ª Regata da Escola Naval, a mais antiga competição do País, na modalidade. Ao todo, 10 atletas representam Praia Grande, nos barcos monotipos (construídos conforme desenho único, nos quais todas as medidas e pesos se igualam).
        Na canoa, o time do Navega São Paulo de Praia Grande tem parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Turma do Remo. Na vela, categoria monotipos (barcos construídos conforme desenho único, nos quais todas as medidas e pesos se igualam), competidores da Cidade integram parceria com o 8º Distrito Naval. Os professores Silvio Bello, Gilson Tadeu e Rodrigo Borges comandam a equipe local.
Retrospecto - Em 2010, o time municipal conquistou 17 medalhas (seis ouros, cinco pratas e seis bronzes) na 65ª Regata de Vela e Canoagem da Escola Naval. Na vela, com apoio do Clube NAMAN e Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, classe holder, Praia Grande faturou os três primeiros lugares com Max Gondo (pentacampeão – 2006 a 2010), Erick Vinícius e Cristiano Guimarães.
        Na classe escaler (embarcação a remo e a vela, barco tradicional usado para a formação marinheira, cerimoniais e aprendizado na Escola Naval da Marinha do Brasil), ouro para a equipe da Cidade com o barco Bandeirante, conduzido pelo Capitão de Fragata Marcelo Ruas, Cabo Ruas, Sargento Joe, Soldado Carlos, Silvio Bello, Diego Souza e Denis Fusco. Em 2009, o time local conquistou 14 medalhas (quatro ouros, seis pratas e quatro bronzes) na Regata da Escola Naval. Destaque para o velejador Max Gondo, 22 anos, que pela quarta vez consecutiva (2006 a 2009) conquistou o título da classe holder 12 (barco monotipo).
Regata - Maior prova náutica da América Latina, a Regata da Escola Naval comemora os 202 anos de nascimento de Joaquim Marques de Lisboa, o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha de Guerra do Brasil. A disputa foi criada em 1946, com o nome de Taça Escola Naval e desde sua primeira edição nunca houve cobrança de inscrição. Com o passar dos anos, a Regata Escola Naval ganhou cada vez mais participantes e tornou-se a mais tradicional prova da vela brasileira, sempre no segundo domingo de outubro, o Dia do Navegador.
Aulas As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário:

Postar um comentário