quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Prefeito inaugura biblioteca na escola José Júlio

Esta foi a quarta biblioteca escolar entregue este mês
O prefeito Roberto Francisco entregou na terça-feira (25), a biblioteca escolar da unidade municipal José Júlio Martins Baptista, no Bairro Sítio do Campo. A iniciativa faz parte do projeto de redes de bibliotecas Porto do Saber. Esta foi a quarta biblioteca de um total de sete, que serão entregues até o final do mês. Nos últimos dias, as inaugurações de bibliotecas ocorreram nas escolas São Francisco de Assis, Ronaldo Lameira e Isabel Figueroa Bréfere.
Durante a solenidade de entrega, o prefeito ressaltou o investimento da Administração para acompanhar o crescimento da cidade. “Praia Grande está crescendo muito rápido. Antes, o trânsito era só no final de semana. Agora, temos movimento grande também durante a semana. Com isso aumenta a demanda também nas escolas, mas os funcionários da Educação estão de parabéns pelo empenho e qualidade que têm alcançado em seu trabalho. Parabenizo especialmente à equipe envolvida na inauguração das bibliotecas entregues este mês. Quero também aproveitar a ocasião para agradecer a todos que se desdobraram, dia e noite, para empacotar e entregar os uniformes escolares aos alunos, que foi uma promessa de campanha cumprida”.
Em seu pronunciamento, a secretária de Educação Maura Ligia Costa Russo comemorou a entrega de mais uma biblioteca escolar. “Este é um espaço de extrema importância para o desenvolvimento e formação dos alunos. Com uma boa leitura e escrita, eles saem da escola em condições de enfrentar os desafios da vida. Agradeço ao prefeito por acreditar e investir na educação e à equipe responsável pela implantação das bibliotecas, por vestirem a camisa”, frisou.
O chefe da Divisão de Cultura nas escolas, Renato Paes, informou que outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. “Nada melhor do que estarmos entregando as sete bibliotecas iniciais neste mês. Este espaço é muito importante e especial, porque além de adquirir informações e conhecimentos, os alunos também encontram nela muita aventura e emoção através da leitura”.
Também foi destaque no evento a apresentação da poesia “Essência da Sabedoria”, de autoria do poeta português Manoel Pina, declamada pela aluna Larissa Lima de Freitas, do 9ºano. Ao fundo, o som do violino tocado pelo aluno Benjamim Nonato, encantou o público.
Estrutura - As bibliotecas escolares são padronizadas, seguindo os mesmos moldes de instalações da biblioteca Porto do Saber. Cada uma tem 18 cadeiras almofadadas, 12 pufs e três mesas de seis lugares. De acordo com a bibliotecária do Porto do Saber, Lucilena Bragion de Micco, cada biblioteca escolar terá, inicialmente, 1.500 livros, mas a meta é chegar a 2 mil unidades. Os acervos, que serão informatizados para facilitar as pesquisas bibliográficas, terão títulos de diversos gêneros literários, como contos, crônicas, romances, poemas e histórias em quadrinhos. Além disso, será possível consultar os títulos disponíveis pela internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário