quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Projeto Cárie Zero contempla pais e alunos

Iniciativa aborda cuidados bucais e alimentação adequada contra o problema
O Projeto Cárie Zero, que objetiva a redução da cárie em crianças de 5 a 12 anos, volta a ser realizado na Escola Municipal Estado do Amazonas, Bairro Samambaia, na quinta-feira (27), às 15 horas. Além de ensinar as melhores formar de higiene oral, a iniciativa prevê ainda palestras para pais de alunos sobre alimentação adequada, ressaltando o que deve ser evitado na merenda levada de casa e os corretos cuidados bucais.
O Cárie Zero está sendo realizado pelo nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Fábio José Pinho Cardoso, e pela dentista e responsável pela Seção de Odontologia, Adriana Cristina Lisboa.
Segundo a dentista, a ingestão de doces como biscoitos recheados e outros alimentos que causam cárie devem ser evitados, assim como deve ser observado pelos pais a escovação correta dos dentes. “As informações são transmitidas por meio de palestras e, nas ocasiões, a equipe de Prevenção Odontológica aplica flúor e faz uma triagem para observação das condições bucais das crianças”, disse.
Na classificação são avaliados os critérios de risco de doenças bucais, sendo crianças de baixo risco e risco moderado atendidas na própria escola pela Equipe do Modular. A profilaxia dental envolve a aplicação de um selante bucal, que é uma substância usada sobre a superfície do dente, onde se morde e tritura os alimentos, prevenindo a instalação da cárie. Já crianças em que for constatado um alto risco de doenças bucais serão encaminhadas às Unidades de Saúde da Família para o tratamento.
De acordo com a responsável pela Seção de Programas e Projetos, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Lúcia Helena Alcântara, a integração da rede de serviços de Saúde Bucal e o NASF visa a otimização das ações, usando a informação como ferramenta de ação para os pais, responsáveis e cuidadores.
O endereço da E.M. Estado do Amazonas é Avenida Maria Cavalcante da Silva, 43.


Nenhum comentário:

Postar um comentário