quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sabesp garante abastecimento de água durante temporada

Comunicado foi feito durante a reunião ordinária do Condesb, realizada terça-feira (25)


Praia Grande não sofrerá com falta de água na temporada. É o que garantiu o superintendente da Sabesp na Região Metropolitana da Baixada Santista, João César Queiroz Prado, durante a 147ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista – Condesb, em Mongaguá, na terça-feira (25). O vice-prefeito de Praia Grande e secretário de Assuntos Metropolitanos, Arnaldo Amaral participou do encontro, juntamente com prefeitos e representantes das prefeituras e instituições da região.
Prado fez uma explanação sobre os investimentos na Baixada Santista, na área de saneamento, e falou sobre o Plano Verão, com ações preventivas e corretivas. Sobre Praia Grande, o superintendente da Sebesp ressaltou o trabalho da Sabesp. “Nas últimas temporadas não teve nenhuma ocorrência de falta de água em Cidade, salvo quando tem algum vazamento, que para se fazer o concerto normalmente é preciso fechar a válvula, então ocorre em pontos isolados alguns problemas de desabastecimento, que são rapidamente sanados. No município, com os investimento na estação de tratamento de Mambu, que ampliará o fornecimento de 800 litros por segundo, para mil litros por segundo, atendendo de Peruíbe até a área continental de São Vicente, melhorará ainda mais o abastecimento de água na região, principalmente da Praia Grande, onde foi construído o Centro de Reservação chamado Melvi, que reforçou o abastecimento para aquela área”.
O vice-prefeito Arnaldo Amaral ressaltou que a Administração Municipal também vem promovendo ações de conscientização para que não haja desperdício de água. “A prefeitura é parceira da Sebesp em diversas ações, inclusive na instalação do reservatório do Melvi. Também há propostas de ampliação dos serviços, com a instalação de reservatório no Canto do Forte. Está sendo estudada uma área adequada no Bairro, mas isto, segundo a Sabesp, não vai interferir no abastecimento de água. Além disso, a Administração tem realizado trabalho de conscientização da população e turistas, como a divulgação de informações sobre, por exemplo, as ações preventivas nos horários de pico de consumo, sempre alertando sobre o desperdício e como colaborar. Incentivamos o uso consciente para não faltar”.
Entre as ações da Sabesp para a região, durante a temporada de verão, estão previstos: atendimento com motos em no máximo 30 minutos; equipes de manutenção eletromecânicas descentralizadas; plantão 24 horas de 315 empregados (próprios e terceirizados); monitoramento de pressão (on-line) e do nível dos reservatórios; agencias com horário ampliado de atendimento, inclusive aos sábados, no período de 26 a 31 de dezembro de 2011, e agencias itinerantes (atendimento nos bairros).
Segurança – Entre os temas constantes na pauta da reunião do Condesb estava segurança. A Câmara Temática sobre o assunto propôs, e o conselho aprovou, a formação de consultores e auditores internos do Sistema de Gestão de Qualidade, no âmbito da AGEM (Agencia Metropolitana da Baixada Santista).
Na ocasião foi apresentado projeto de Certificação Isso 9001:2008 para Guardas Civis Municipais da região. A proposta seria de realizar um curso em duas fases. A primeira com a capacitação de consultores e auditores e a segunda com a realização de consultoria nas GCMs.
Os prefeitos e vice-prefeitos ainda aprovaram o envio de uma carta à Secretaria Estadual de Transportes, solicitando melhorias na iluminação na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, de Praia Grande à Peruíbe, para melhorar as questões de segurança pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário