sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Via rápida prepara profissionais para mercado de trabalho

Operador de caixa, porteiro, garçom e vendedor são as áreas abordadas nesta fase do projeto

Cerca de 120 moradores de Praia Grande iniciaram na quinta-feira (20), capacitação profissional através do programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado. As áreas abordadas foram sugeridas pela Comissão Municipal do Emprego de Praia Grande da Secretaria de Relação de Emprego e Trabalho (Seret), à Comissão Estadual do Emprego. Os cursos oferecidos são de operador de caixa, porteiro, vendedor em comércio varejista e garçom e têm duração de 200 horas, em 40 dias úteis.
De acordo com o secretário municipal de Relação de Emprego e Trabalho, Getúlio de Matos, esta é uma oportunidade de qualificação que atende às necessidades da Cidade. “Foi realizado um levantamento e apontamos algumas sugestões de cursos profissionalizantes a partir das demandas e realidades que vivemos em nosso Município. Fizemos um levantamento dos empregos mais oferecidos e vagas mais procuradas. Nesta etapa foram atendidas quatro profissões. Para o ano que vem esperamos aumentar as oportunidades com outros cursos”, destacou o secretário.
Matos esteve na aula inaugural dos quatro cursos, que acontecem na Escola Municipal Roberto Dias, no Bairro Boqueirão, e incentivou as turmas a não desistirem de seus sonhos: “Vai ter dia que vocês (alunos) pensarão em desistir. Vai aparecer uma oportunidade de um serviço extra que vai coincidir o horário, problemas familiares, entre outros imprevistos. Mas não desanimem. Agarrem essa oportunidade. Tenho certeza que todos vocês, depois de formados, terão uma oportunidade no Posto de Atendimento ao Trabalhador”.
Diego Cardoso, de 26 anos, procura uma oportunidade de emprego. Ele já foi trabalhador da cultura, foi ator de teatro. É o que gosta de fazer, mas é difícil sobreviver na área. O último emprego foi de garçom, mas já está desempregado há um ano. “Existem muitos condomínios em Praia Grande e não param de subir novos prédios todos os anos. Procuro neste curso de porteiro qualificação para uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, afirma Diogo.
O pai de Daniel Santana Reis, de 19 anos, é garçom. Daniel já trabalhou como assistente na área, mas agora busca qualificação no curso de garçom do Via Rápida. Sem ensino médio, ele acredita que o curso possa lhe garantir uma boa base de conhecimento para conseguir espaço para um salário justo e boas gorjetas.
Bruna Maciel, de 19 anos, além de já ter sido auxiliar de cabeleireiro, já trabalhou como garçonete. Bruna escolheu o curso de operador de caixa pela necessidade básica de qualquer comércio: “Todos precisam, seja supermercado, padaria, lojas, farmácias. Quero conquistar meu espaço também”.
Aos 51 anos, Rita Aparecida Alves de Almeida, moradora do Bairro Mirim, começou na quinta-feira o curso de atendimento no comércio varejista. Ela não tem experiência no campo. Já trabalhou em salão de beleza e em algumas épocas do ano vende chocolate caseiro. “Procuro a partir do curso alguma oportunidade. Hoje percebo que não é difícil conseguir trabalho na minha idade. Tem lugares que aceitam. Não podemos desprezar as chances que aparecem. Tenho que aproveitar agora, enquanto dá tempo”, disse Rita.
A seleção dos candidatos à formação levou em consideração os seguintes critérios: desempregado, candidatos com maior idade, candidatos com menor escolaridade, mulheres arrimo de família, candidatos com menor renda. Os participantes desempregados, que não contam com seguro desemprego ou benefício previdenciário, tem direito ainda a bolsa auxílio no valor de R$ 210, paga mensalmente, de acordo com o período de duração do curso. Além de receber gratuitamente todo o material didático, no Via Rápida Emprego.
Programa - O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.
Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semi aberto e egressos do sistema penitenciário. O programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário