terça-feira, 8 de novembro de 2011

Atendentes de educação aprendem como agir em emergências

Seduc promove curso sobre primeiros socorros para os profissionais


Cerca de 280 atendentes de educação I participaram de um curso sobre primeiros socorros realizada na sede da Secretaria de Educação (Seduc). A ideia foi oferecer aos profissionais noções sobre como realizar um atendimento correto em caso de emergência, principalmente com crianças.
A atividade ocorreu na Seduc, na segunda-feira (7) e será retomada a partir de fevereiro do próximo ano. Foram abordadas situações de risco para os alunos, como convulsões, quedas, febre. Em um segundo momento, haverá a parte prática. Participaram do curso desde setembro atendentes de várias escolas municipais, divididas em sete turmas de 40 pessoas.
“Esses profissionais devem ser capacitados para qualquer emergência que possa ocorrer na escola, com alguma criança. A gente sabe que o aluno pode cair ou sofrer uma convulsão”, explicou Rosane Ferreira Muniz, coordenadora técnica de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
Ela também explicou que o objetivo é fornecer orientações básicas sobre como lidar em situações de emergência, inclusive em casa, visando o primeiro atendimento. “Não estamos treinando técnicos, nem capacitando alguém para atender como socorrista”, disse.
Segundo Rosane, todos os atendentes de educação I e demais profissionais que atuam diretamente com os alunos (como diretores, assistentes e pedagogas comunitárias) também participarão do curso.
A atendente de educação I, Juliane Leite da Silva Melo, da escola Layde Rodrigues Reis Loria, destacou a importância da indicação da maneira correta no atendimento durante o curso. “Muitas vezes a gente age, mas não sabe se está fazendo certo ou não. E no curso essas dúvidas foram tiradas e isso é importante para o nosso dia a dia”.
Ela lembrou uma vez em que uma criança sofreu apnéia do choro, chegou a ficar roxa e deu um susto na equipe escolar. “No dia que isso ocorreu foi um baita susto e uma correria na escola. Mas a médica nos disse que a criança nesse momento não requer maiores cuidados, basta balançá-la um pouco nos braços que ela retorna ao normal. Segundo a médica, esse é um modo dela querer impor sua vontade. E no final ficou tudo bem”.
De acordo com Rita de Cássia Barreto de Oliveira, chefe da Seção de Educação Infantil da Seduc, o curso surgiu do interesse das atendentes de educação I durante a Semana do Educador de Apoio. “Nosso intuito é fazer a multiplicação dessas informações para que os demais profissionais tomem conhecimento dessas técnicas, como ocorreu recentemente durante a visita a uma escola”.
Até o final de 2012, todos atendentes de educação I que atuam nas escolas municipais deverão realizar o curso de primeiros socorros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário