quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Câmeras à energia eólica e solar são novas aliadas da segurança em PG

No último mês, seis câmeras foram instaladas na Cidade que conta com 1.578 equipamentos
Elas funcionam até 10 dias sem energia, contribuem para sustentabilidade, já que não dependem da energia convencional e estão menos suscetíveis aos atos de vandalismo. Essas são algumas das vantagens oferecidas pelas câmeras eólicas e solares que foram instaladas em Praia Grande em novembro. Os dois equipamentos colocados nos bairros Cidade da Criança e Vila Sônia são os primeiros de diversos que serão instalados com o objetivo de evitar invasão de áreas de preservação ambiental.
As novas câmeras possuem um “ventilador” que converte a rotação em energia. Caso não haja vento, o aparelho conta com painel solar que também recarrega a bateria, que chega a durar mais de 10 dias. “Foi feito um teste, durante aproximadamente um ano, com uma câmera instalada no Pátio de Veículos, no Bairro Vila Sônia, e foi muito positivo. Por isso, instalamos dois equipamentos deste, um na Avenida Ministro Marcos Freire com a Rua A, no Bairro Cidade da Criança; e outro no Terminal de Transbordo, no Bairro Aviação. Nosso objetivo é instalar as outras câmeras deste tipo em áreas de preservação ambiental”, explica o chefe do Departamento de Integração da Informação, Sandro Rogério Pardini.
Outra vantagem das câmeras eólicas e solares é o alcance do zoom, que chega a 800 metros de distância, com giro de 360 graus. As demais possuem zoom de até 400 metros de distância.
Em novembro foram instaladas mais seis câmeras tipo domo. Desta forma o Município, em 2011, saltou de 1530 para mais de 1570 câmeras. As últimas unidades foram instaladas nos seguintes locais: Avenida Presidente Kennedy com Rua Paulo Fefin, Bairro Boqueirão; Avenida Presidente Kennedy com Avenida Nossa Senhora de Fátima, Bairro Caiçara; Rua Manoel Pereira Azóia com Rua Aurino Pereira Barbosa, Bairro Anhanguera; Rua Osvaldo de Oliveira com Rua Iporanga, no Bairro Boqueirão; Cidade da Criança, Terminal de Transbordo, Viaduto 6, no Anhanguera, no entorno do local já existem seis câmeras fixas. Na próxima semana deve ser instalada uma câmera do tipo domo no Pátio Municipal de apreensão de veículos.
Os locais para instalação das câmeras são definidos de acordo com planejamento da Guarda Civil Municipal, policias Civil, Militar e Rodoviária e Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seurb).
Monitoramento – Praia Grande conta ainda com a Central de Vídeo Monitoramento, ferramenta fundamental no combate a criminalidade e auxílio à Policia Militar. O sistema, pioneiro na região, e um dos mais completos e com maior número de câmeras do País conta com mais 1.570 câmeras instaladas estrategicamente em diversas áreas da Cidade, incluindo áreas comerciais, orla da praia e de preservação ambiental. São realizadas manutenções diárias e instalações de câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário