quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Alunas transformam madeira em móbile para árvore de natal

Atividade ocorreu na terça-feira (22), no PIC Melvi
Transformar pedaços de madeiras cortados em triangulo em móbiles com o formato de árvores de natal. Foi o que aprenderam a fazer mais de 20 alunas do workshop Reciclando o Natal, realizado na terça-feira (22), no Programa de Integração e Cidadania (PIC) Melvi. A aula foi ministrada pela Coordenadoria de Educação Ambiental. O PIC Forte será o próximo a receber a atividade, na terça-feira (29), a partir das 14 horas.
A ação foi criada para mostrar à comunidade que todo e qualquer lixo pode ser reutilizado. “A cada ano que passa a decoração natalina está mais cara e, ao comprá-las, amanhã ou depois elas também se tornarão descartáveis. Então pensamos, por que não economizar dinheiro, fazer algo novo e ainda preservar a natureza”, destacou a professora responsável pela atividade, Cristiane Aparecida Araújo.
De acordo com a professora, a reutilização da madeira neste workshop evitou que a mesma fosse queimada e, com isso, agravasse ainda mais o problema do efeito estufa. “E o que nos chama atenção é que as alunas entenderam e absorveram a ideia. Além do bem comum, as aulas permitem ainda mexer com a autoestima dessas mulheres, pois ela se sentem fazendo algo útil”, completou.
Professora voluntária no PIC Melvi há 4 anos, Maria de Socorro Queiroz, 59 anos, já trabalhou com o reaproveitamento de materiais recicláveis e viu no workshop a possibilidade de aprender algo novo. “Essa vai ficar na minha casa e servirá como enfeite da minha árvore de natal. Agora tenho uma ideia nova para presentear meus parentes”, destacou.
Na opinião da dona de casa, Marilza Reis Conceição, 58 anos, os enfeites das lojas são sempre muito parecidos e o workshop permitiu que ela faça algo novo e diferenciado. “Aqui a gente percebe que, se tivermos paciência e um pouco de criatividade, conseguimos fazer algo bem bonito e ainda barato”, finalizou.
Na terça-feira (29) o PIC Forte também recebe o workshop Reciclando o Natal, a partir das 14 horas. Para a atividade foram disponibilizadas 15 vagas. Para realizar a inscrição, o interessado deve apresentar cópias da carteira de identidade e comprovante de residência. Vale frisar que, para participar, o candidato deve ter idade superior a 16 anos. O PIC Forte localiza-se na Rua Xixová, s/n, Bairro Canto do Forte 3496-5068.
PICs - Criado em 2003 pela Secretaria de Promoção Social e Trabalho (Sepros), o Programa de Integração e Cidadania (PIC) conta com cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Canto do Forte e Quietude. O programa oferece cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. É um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário