quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Campanha Fique Sabendo começa quinta-feira (24)

Teste rápido de HIV pode ser feito em sete locais e resultado sai em 15 minutos
Começa quinta-feira (24) e vai até o dia 1 de dezembro, a campanha Fique Sabendo, do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatite, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Testes rápidos Anti HIV poderão ser feitos em sete locais de Praia Grande e os resultados saem em 15 minutos. Neste ano, foram descobertos 40 casos novos da doença. Mais de 700 pessoas recebem medicamentos antiretrovirais, para tratamento de AIDS, no Município.
Os exames também estão disponíveis nas unidades básicas de saúde, até o meio-dia, porém os testes serão realizados de forma convencional e os resultados são conhecidos após 15 dias. Segundo a coordenadora do programa na Cidade, Simone de Lara Castro, os testes rápidos podem ser feitos por qualquer pessoa, principalmente por aquelas que expostas a riscos sexualmente.
A recomendação é para que todos que tenham uma vida sexual ativa usem o preservativo, mesmo nas relações sexuais estáveis. “Esta é a forma mais segura de evitar a doença, principalmente quando não se pode ter certeza se o parceiro teve ou não relacionamento com mais pessoas”, orienta a coordenadora do programa DST/AIDS.
Para se submeter ao teste rápido basta se dirigir ao um dos locais disponíveis: Espaço de Eventos Alvorada (Quietude); Atacadão Supermercado (Guilhermina); PS Central (Boqueirão); PS Quietude; PS Samambaia; Terminal Rodoviário Tude Bastos; Cemas (Guilhermina). Nestes postos, o interessado preenche uma ficha, informando, entre outras coisas, se tem ou não mantido relações sexuais promíscuas.
Uma gota de sangue retirada do dedo é suficiente para determinar o valor do reagente e obter um diagnóstico com 99,9% de exatidão. O resultado é informado por um assistente social ou psicólogo. “Em caso positivo da doença, a pessoa recebe as orientações de como deve proceder para acompanhamento e receber as medicações, caso já tenha desenvolvido a doença. Quem não tiver o vírus, recebe as recomendações de praxe de como se prevenir”, esclarece Simone.
O HIV pode permanecer no organismo sem se manifestar aparentemente, enquanto destrói células responsáveis pela defesa do organismo, tornando a pessoa vulnerável a infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
Conforme o portal do Governo Federal, há alguns anos, receber o diagnóstico de AIDS era quase uma sentença de morte. Atualmente, a AIDS pode ser considerada uma doença crônica. Significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus cada vez mais e com melhor qualidade. O contágio ocorre, em geral, pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.
Na Cidade, o tratamento é feito no Cemas, na Avenida Presidente Kennedy, 1.491, no bairro Guilhermina.
A seguir, os dias, locais e horários dos testes anti HIV:
Dia 24 – Espaço Alvorada (Quietude) – das 8h30 às 13 horas
Dia 25 – Atacadão (Guilhermina) – das 8h30 às 17 horas
Dia 26 – Atacadão (Guilhermina) - das 8h30 às 17 horas
Dia 27 – PS Central (Boqueirão) - das 8h30 às 17 horas
Dia 28 – PS Quietude - das 8h30 às 17 horas
Dia 29 – PS Samambaia - das 8h30 às 17 horas
Dia 30 - Terminal Tude Bastos - das 8h30 às 17 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário