segunda-feira, 28 de novembro de 2011

GCM realiza treinamento com armas Airsoft

Aulas práticas ocorrem nos dias 1 e 2 para habilitar os GCMs da corporação
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande realiza, de 28 a 30 de novembro, o curso para habilitação de 60 GCMs para porte de arma. Dividido em duas etapas, inicia na segunda-feira (28), com aulas teóricas. A partir de quarta-feira (30), começam as aulas práticas com treinamento de tiro com as armas airsoft. Os equipamentos são semelhantes externamente a arma de fogo real (baseado na Pistola Taurus PT-99), que disparam esferas de plástico (bbs) de 6 milímetros de diâmetro. O novo equipamento, além de oferecer melhor custo benefício, facilita o treinamento e possibilita maior capacidade técnica dos profissionais. O objetivo é que até o final do ano a Corporação tenha toda a tropa habilitada para o uso de arma de fogo.
De acordo com o inspetor da GCM, Sérgio Luis da Silva Rocha, as aulas teóricas ocorrem em duas turmas, com 30 guardas cada uma. Já as praticas serão realizadas com todos os GCMs que passam pela habilitação. “Os equipamentos auxiliares são semelhantes às armas de fogo reais, sendo impossível qualquer conversão das armas airsoft para o uso com munição real. Esse curso tem o objetivo de complementar o efetivo do comando da Guarda Civil Municipal, habilitando-o para o uso de armas de fogo” explica.
Com a aquisição do novo equipamento, 70% do treinamento para a habilitação do uso de arma de fogo será realizado com a pistola airsoft, e 30% com arma utilizando munição real. Com as pistolas de pressão existe a vantagem de ver os impactos sem risco de ferimentos letais. “As técnicas serão aplicadas incessantemente, possibilitando o ‘adestramento do agente’, permitindo com que se sinta a vontade para o exercício com munição real, onde é preciso toda uma estrutura, que inclui estande de tiro apropriado e recursos de segurança, como ambulância”, explica o inspetor.
Apesar da habilitação dos GCMs para o uso de arma de fogo, o inspetor ressalta que esta é a última opção, um instrumento de defesa que visa apenas preservar a vida do agente. Ele destaca que os GCMs são instruídos para, quando necessário, o uso de força progressiva utilizando equipamentos como gás de pimenta e tonfa (tipo de cacetete), obedecendo a Portaria Interministerial nº 4226/10, que estabelece as diretrizes sobre o Uso de Força pelos Agentes de Segurança.
Arma airsoft - Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, a principal finalidade da aquisição da pistola de pressão airsoft é aumentar a capacidade técnica do agente policial em suas ações de rotina. A GCM tem investido também em instrução no sentido de preservação da vida, dos direitos humanos e na questão do uso diferenciado da força, conscientizando os guardas sobre a necessidade de, durante ocorrência em que for preciso, sempre buscar a melhor forma de aplicar a força, preservando os direitos humanos. “A arma é a última opção. Eles são treinados para utilizar a forma diferenciada da força, treinamento importante, que para tanto o Ministério da Justiça tem incentivado nas corporações policiais esse tipo de aprendizado. Hoje a GCM de Praia Grande possui uma Comissão Interna de Controle e Acompanhamento da Letalidade, que controla e avalia o uso da força pelos agentes de segurança, seguindo as diretrizes do Ministério da Justiça”.
Atualmente a GCM de Praia Grande conta com 140 guardas capacitados para porte de arma e, até o final do ano, mais 70 homens serão habilitados. Há previsão de contratação de mais 72 guardas, através de concurso com inscrições que se encerraram na segunda-feira (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário