terça-feira, 22 de novembro de 2011

Merendeiras participam de capacitação

Ação contou com 80 serventes I e II que atuam nas cozinhas das escolas
Um grupo de 80 servidores que trabalham nas cozinhas de escolas municipais e estaduais de Praia Grande participou segunda-feira (21), de uma capacitação para os servidores. A ação ocorreu na cozinha experimental da Sepros (Secretaria de Promoção Social e Trabalho), no Bairro Boqueirão, e foi feita em dois períodos (manhã e tarde)
A chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Amanda Prates, explicou que a ação teve como objetivo tirar dúvidas de como preparar os alimentos e orientações de higienização e procedimentos com os novos produtos oferecidos na merenda escolar, como peixe, carne moída com molho e sobrecoxa de frango.
“Além disso, os funcionários receberam orientações sobre como atuar na cozinha, e acompanharam o preparo dos novos alimentos que estão sendo oferecidos aos alunos, inclusive com degustação”, disse Amanda.
Para a servente II (merendeira), Berenice Rapacci, da escola municipal Isabel Figueroa, a capacitação é importante para padronizar o modo de preparo da merenda escolar.
“Acho muito importante essa capacitação porque agora estamos trabalhando com produtos novos e algumas pessoas ainda se atrapalham no preparo. A equipe de Alimentação Escolar verificou essa dificuldade e agora veio nos mostrar o modo correto para esse preparo”, disse Berenice, salientando que os novos produtos foram bem aceitos pelos estudantes.
Estrutura – Mensalmente, são consumidas cerca de 30 toneladas de carnes, frango e salsicha, 25 t de arroz, 8 t de feijão, 65 t de legumes, verduras e frutas, 100 mil pãezinhos, entre outros itens. O cardápio é elaborado por nutricionistas de forma balanceada para fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento da criança. As refeições incluem carboidratos, proteínas e vitaminas e as receitas são baseadas em alimentos frescos, evitando-se enlatados.
Além das nutricionistas e técnicas de nutrição, a Divisão de Alimentação Escolar conta com quase 500 merendeiras e auxiliares de cozinha para atender cerca de 45 mil alunos da rede municipal e 18 mil da rede estadual, oferecendo quase 90 mil refeições por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário