terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeito entrega SAMU sábado (16)

Serviço terá oito ambulâncias e duas motocicletas chamadas “motolâncias”
A partir do sábado (dia 26), começa a funcionar em Praia Grande o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O início do funcionamento estava previsto para o dia 19, o que não foi possível por conta de entraves burocráticos. A entrega será feita pelo prefeito de Praia Grande Roberto Francisco do Santos, às 11 horas, na Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao Centro de Vivência Ocian (ao lado da estátua do Netuno).
O SAMU funcionará em três bases estratégicas, nos bairros Guilhermina, Quietude e Samambaia, através do telefone 192. A comunicação será centralizada na Base Regional do Litoral Sul, em Itanhaém e os chamados serão direcionados para os locais próximos das ocorrências. Ao todo, estarão envolvidos no serviço 80 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares socorristas, motoristas, atendentes de comunicação e outros.
De acordo com o secretário de Saúde Pública, Adriano Springmann Bechara, as equipes receberam treinamento especializado para as mais diversas situações. “Poderemos contar com profissionais altamente qualificados no atendimento pré-hospitalar. Será um novo momento para o socorro de urgência em Praia Grande, que deverá ser ainda mais consistente com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ser entregue em janeiro”, destacou.
O secretário enfatizou, ainda, que a demora na entrega do SAMU decorreu exatamente da necessidade do cumprimento do protocolo de Suporte Básico de Vida (SBV), do Ministério da Saúde, para capacitação das equipes. “As exigências foram cumpridas à risca, assim como todas as formalidades, o que nos levou a adiar o funcionamento. A licitação para compra de uniformes padronizados foi uma das etapas que mais demandou tempo de conclusão, o que também obrigou outras cidades a atrasar o início”, completou.
Serviço - Segundo o chefe de Seção do SAMU 192 – Regional Litoral Sul, Gerson Claudino, o serviço contará com cinco novas ambulâncias, sendo uma UTI. Ales destas, o Município contará com mais dois veículos e uma UTI de suporte, totalizando uma frota de oito ambulâncias, mais duas “motolâncias”, que serão unidades de apoio para atendimentos em locais de difícil acesso, para socorro rápido em meio a eventuais trânsitos ou fora da área urbana.
Conforme Claudino, o treinamento para socorro em motocicletas está em fase de conclusão e os veículos estão praticamente equipados. “Já nas ambulâncias temos todos os aparelhos disponíveis como desfibriladores, aspiradores portáteis e oxímetros de pulso. São equipamentos novos e muito úteis para o socorro médico de urgência”, assegurou.
O responsável pelo SAMU na Cidade acrescentou que o serviço de comunicação é digital, de última geração, o que permitirá maior agilidade entre as equipes durante os chamados. Ele informou, ainda, que o atendimento de plantão contará com uma equipe de 28 profissionais.
As bases operacionais, denominadas Regionais Descentralizadas, ficarão nos seguintes endereços: Avenida Presidente Kennedy, 1.491 (fundos do Cemas), com entrada pela Rua Jatobá, no bairro Guilhermina; Avenida Ministro Marcos Freire, s/n (fundos do PS Quietude); Avenida Estados Unidos, s/n (local será provisório, até a inauguração do UPA, no Samambaia).

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