segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Prefeito sorteia moradores de conjuntos residenciais

No total 110 famílias foram sorteadas para morar nos edifícios Ágata e Ônix


“Desde 2002 luto para ter um imóvel próprio. Moro há 20 anos de aluguel. Pago R$ 350,00 mensais em uma coisa que nunca será minha. Sendo sorteada para morar no conjunto habitacional vou pagar para morar em um cantinho meu, vou pagar feliz para morar com meu esposo e quatro filhos”, esse foi o desabafo emocionado de Maria da Prece Simão Silveira, terceira pessoa sorteada sábado (5), pelo prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos, para morar em um dos 110 apartamentos dos Conjuntos Residenciais Ágata e Ônix, no Bairro Vila Sônia.
A aquisição dos imóveis será através do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que beneficiará a população com renda de 0 a 3 salários mínimos. Administração Municipal fez uma triagem que selecionou 374 famílias, recolhendo as documentações necessárias para ver quem se atende às exigências determinadas pela Caixa Econômica Federal. Dentre os requisitos estavam não ter imóvel no nome do requerente e salário de até R$ 1,6 mil.
“Pagar aluguel é colocar dinheiro em um imóvel que não será seu. Esta é uma oportunidade de se adquirir um imóvel próprio, de se realizar um sonho. Este é um dia muito feliz. Tenho certeza que essas pessoas que estão sendo sorteadas terão uma paz de espírito muito grande”, disse o prefeito.
Como explicou a Chefe do Departamento de Habitação da Seop, Maria Rosinda Campos Johns, do total de unidades disponibilizadas e população concorrente, seis apartamentos foram sorteados para 38 famílias que tinham um membro deficiente físico; outras seis atenderão 48 com idosos. “Além dos 110 beneficiados, mais 33 famílias ficarão como suplentes. Caso um dos sorteados não consiga se adequar às exigências do financiamento, um dos suplentes assume a vaga aberta”, explicou Maria Rosinda.
Dalva Sales de Barros também foi sorteada pelo prefeito. Ela disputou uma das seis vagas para idosos e não conseguiu conter o choro de felicidade. “Tenho 69 anos e moro de aluguel há mais de 10 anos. Ter uma casa própria será muito bom. Moro eu e minha mãe, que tem 97 anos. Isto é uma benção”.
Conjuntos - As unidades sorteadas fazem parte dos conjuntos residenciais Ônix e Ágata, com 120 e 87 apartamentos, respectivamente (totalizando 207 imóveis), edificados pela Construtora e Incorporadora Âncora. Os imóveis que não foram sorteados serão destinados à famílias residentes em áreas de intervenção já identificadas e cadastradas junto ao Departamento de Habitação da Secretaria de Obras Públicas.
Os apartamentos estão avaliados em R$ 52 mil. Cada unidade tem, aproximadamente, 47 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de uma vaga na garagem por moradia. Os dois empreendimentos ficam na Rua Antônio Fagundes dos Santos, no Bairro Vila Sônia, e totalizam o investimento de R$ 10,7 milhões pela CEF e por parte da empresa responsável pela construção dos prédios.
Porém, por se tratar de financiamento realizado pelo Minha Casa, Minha Vida, os beneficiados contarão com subsídios pagos pelo banco federal. Sendo assim, os imóveis custarão de R$ 6 mil a R$ 14 mil, dependendo da renda familiar. Os futuros moradores terão 120 meses (10 anos) para quitar a compra do apartamento. Já o valor das parcelas variará de R$ 50,00 a R$ 100,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário