quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Seduc se reúne com moradores para esclarecer dúvidas sobre creche

Reunião ocorreu com Associação Amigos do Jardim Princesa


Atendendo pedido da Associação Amigos do Bairro Princesa, o secretário-executivo de Educação, Roberto Andrade, conhecido como Betinho, se reuniu com os integrantes da entidade na noite da última sexta-feira (4), representando a Secretaria de Educação (Seduc). O principal objetivo da reunião foi esclarecer as dúvidas sobre os novos critérios para ingresso nas creches municipais e dar previsão de construção de uma nova unidade nas proximidades, que atualmente conta com a escola e creche Ana Maria Babette.
Betinho explicou detalhadamente os novos critérios para concessão de vagas nas creches e os números atuais de crianças atendidas naquela área. “A Seduc está trabalhando arduamente para atender a demanda e sabemos que o ideal seria atender a todos, mas com o crescimento acelerado da população, a procura pelas creches aumenta cada vez mais. Isso torna difícil o atendimento de 100% da lista de espera, mas nós estamos lutando pra atingir essa meta. E enquanto isso não acontece, seguiremos estes novos critérios para que todos sejam atendidos”.
O secretário-executivo esclareceu que a concessão de vagas vai priorizar pessoas de baixa renda. “Todos terão direito à educação. As famílias que se adequam aos critérios terão vaga em período integral. As famílias de renda mais alta, que não se enquadram nas condições necessárias para o período integral, terão garantida a vaga para seus filhos em período parcial, de modo que ninguém fique de fora”.
Ele também deu à comunidade uma boa notícia. “Estamos estudando junto à Promotoria da Infância e Juventude a possibilidade de garantirmos vaga em período integral a todas as crianças que já estão nessa condição, independente da renda financeira. Portanto, se isso for confirmado pela Promotoria, os novos critérios de admissão só valerão para novos alunos”.
Outro fator destacado pelo secretário foi a transparência no processo de concessão das vagas. “Posso afirmar com toda segurança e clareza que não existe nenhum tipo de manipulação ou favorecimento. Nós não passamos nenhuma criança na frente de outra por pedido de ninguém, seja quem for essa pessoa. Nosso único objetivo é atender quem realmente precisa”.
Betinho também apresentou ao grupo de moradores as plantas arquitetônicas da escola de Educação Infantil, que será construída no Jardim Princesa. “A licitação está prevista para o dia 13 de dezembro deste ano. Mas até superarmos todas as etapas que uma construção pública exige, demora um tempo. Portanto, a previsão de entrega dessa obra é início de 2013”, esclareceu Betinho, acrescentando detalhes sobre a unidade que pretende zerar a demanda por creche naquela área. “Terá capacidade para 550 alunos e contará com biblioteca, sala de multimeios, laboratório de informática, além das salas de aulas”.
Os integrantes da Associação elogiaram a iniciativa da Seduc em prestar os esclarecimentos e ficaram satisfeitos com as explicações. “Foi uma reunião muito proveitosa”, afirmou a diretora social da Associação, Maria de Lourdes Simões Pinto, acrescentando: “Os participantes saíram animados ao ver as plantas da nova escola e conseguiram tirar suas dúvidas. Foi excelente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário