quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Trabalhadores contam com assistência médica

Agentes comunitários devem dar a orientação durante as visitas domiciliares

     Agentes comunitários de saúde de Praia Grande receberam orientação, quarta-feira (7), sobre como encaminhar o trabalhador para consultas e cuidados médicos. Os procedimentos foram informados por representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santos (CEREST-Santos). O objetivo é identificar eventuais problemas de saúde dos trabalhadores e se eles estão relacionados com o ambiente em que cada um atua.
     O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Santos. O serviço foi habilitado em 2003 pelo Ministério da Saúde e atende a região em dois núcleos: Santos e Cubatão.
     Segundo o chefe do Departamento de Assistência em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Adriano Maximiano, os agentes estão sendo capacitados a orientar o trabalhador a como lidar com problemas de saúde adquiridos no trabalho. “Muitos trabalhadores convivem com um problema, mas não se dão conta que podem receber tratamento e até evitar que o problema persista”, disse.
     Conforme a chefe de Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador, Ana Paula Viveiros Valeiros, os agentes devem encaminhar os trabalhadores para o CEREST, em Santos, a fim de que toda assistência seja providenciada. “Além de consultas médicas com especialistas, podemos fiscalizar o ambiente de trabalho dos profissionais e verificar se a atividade é de risco à saúde. Caso isso seja observado, orientamos os responsáveis pelas empresas a adotarem providências para que o problema não mais exponha os trabalhadores a riscos”, destacou.
     Entre os fatores causadores de problemas de saúde ao trabalhador estão: ruído, calor, frio, peso, repetitividade, posturas, pressão, umidade, radiação, substâncias químicas, além de muitos outros. Os trabalhadores expostos a ambientes com estes e outros podem adquirir problemas como estafa, distúrbios visuais, doenças pulmonares, intoxicações, perda auditiva, doenças osteomusculares (LER – Lesão por Esforço Repetitivo) etc.
     Nas visitas domiciliares, os agentes comunitários que souberem de algum caso que mereça atenção médica, devem encaminhar o trabalhador ao CEREST, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 357, bairro Vila Matias, em Santos. Podem buscar atendimento trabalhadores com suspeita de doença relacionada ao trabalho ou que sofram com ameaças a sua integridade física ou mental; de qualquer categoria profissional; registrados ou não; servidores públicos; profissionais autônomos e até desempregados.
        O CEREST não faz atendimento de emergência nem exames médicos admissionais, periódicos ou demissionais. O agendamento de consultas pode ser feito pelo telefone 3221-7381 e o e-mail do orgão é sevrest@santos.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário