segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Força-tarefa impede corrida de charretes

 Evento, que ocorreria domingo (29), põe em risco vida de pessoas e animais
 
Uma força-tarefa da Prefeitura de Praia Grande impediu uma corrida de charreteiros, domingo (29), na Avenida Ministro Marcos Freire, no bairro Jardim Glória. Segundo uma denúncia anônima, pelo menos 30 pessoas pretendiam realizar uma disputa no local, desrespeitando a lei e colocando em risco a vida de pessoas e dos próprios animais.
Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Luiz Marono, a corrida de charretes reuniria grupos da Cidade e de outros municípios. "Temos informações de que as atividades são organizadas para uma ação relâmpago, para dificultar nossa fiscalização", disse.
Conforme o decreto estadual número 12.342, de 1978, manter equinos, além de estábulos, cocheiras e congêneres só é permitido em área rural. A mesma legislação prevê que a autoridade sanitária municipal proíba a circulação e a atividade com animais em área urbana, especialmente quando representar risco à saúde ou perturbação da ordem pública.
Em um decreto mais recente (número 45.781, de 2001), para transitar de um município a outro com animais de grande porte, como bovinos e equinos, é exigida uma Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento é liberado pelo Governo do Estado, após o cumprimento de medidas sanitárias estabelecidas para cada espécie animal.
Participaram da força-tarefa equipes das polícias Civil, Militar e Rodoviária, além da Guarda Civil Municipal (Ambiental) e autoridades de trânsito, da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setransp).
Para denunciar este tido de atividade ilegal basta ligar para os seguintes telefones: 190 (Polícia Militar) ou 199 (Guarda Civil Municipal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário