terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Irmã Dulce prepara ações contra dengue

Treinamento está sendo ministrado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica
O Complexo de Saúde Irmã Dulce está capacitando equipes de profissionais para ações de combate à dengue, envolvendo atenção a criadouros e notificações de casos atendidos no local. As orientações foram ministradas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e teve como alvo funcionários da limpeza e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Em nova etapa, médicos participarão de debate sobre o assunto.
a palestra foi ministrada na sexta-feira (6), pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Jaqueline Mariano de Souza. Coordenadores de enfermagem do complexo também participaram do evento, que dentro outros temas abordou a notificação compulsória. Vídeos sobre a dengue e o ciclo vital do aedes aegypti foram exibidos pela palestrante, que enfatizou, com estatísticas, que os registros devem ocorrer antes dos testes sorológicos coletados de paciente, no sétimo dia de sintomas da doença, nas unidades básicas de saúde.
Jaqueline enfatizou que a notificação é importante para que se possa mapear melhor a cidade, definindo estratégicas alinhadas à incidência, com medidas de controle. Os números são cruciais para apontar uma eventual epidemia, como ocorreu em 2002, quando o município registrou mais de 8 mil casos, e em 2006, com 3.513 casos da doença.A nossa região é endêmica para a dengue. A cada ano, a incidência é maior, advertiu a enfermeira. Em meio a temporada de verão, a combinação aumento de chuva, calor e aumento populacional requer atenção especial de janeiro a abril.
Outro temor da Sesap é a introdução do sorotipo 4, que tem registro no Estado de São Paulo, com uma tendência de aumento das formas mais graves e de óbitos. Em 2010 foram registrados 11 óbitos em Praia Grande, num total de 9.293 casos. No ano passado, 242 casos municipais. Desde de janeiro, Jaqueline informou que não houve o registro de nenhum novo caso.
Segundo a enfermeira Luize Juskevicius, do SCIH, as informações ajudam a complementar e atualizar conhecimento sobre a dengue e suas manifestações.O objetivo foi reciclar o que eles sabem sobre o combate a focos de larvas, com mais atenção aos locais que possam passar despercebidos, como ralos, calhas e grelhas, disse.
Dengue - A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus. Seu principal vetor é o mosquito aedes aegypti, que mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e apresenta listras brancas. Existem diferentes formas de dengue: a clássica e a hemorrágica, respectivamente as formas benigna e grave. A clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. A hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e até levar à morte. As informações são do Ministério da Saúde.
Um simples copinho plástico de café ou uma bromélia podem servir de criadouro, daí a necessidade de vigilância constante, esforço coletivo e ações intersetoriais. Para a população, as dicas de prevenção continuam sendo:
Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso
Tratar adequadamente a piscina com cloro; se não estiver em uso, esvaziá-la completamente, não deixando poças dágua
Lagos, cascatas ou espelhos dágua devem ser mantidos limpos, de preferência com peixes que se alimentem de larvas
Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana
Verificar se os ralos não estão entupidos. Limpá-los e, se não os estiver usando, deixá-los fechados
Guardar as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo
Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e de comida de animais domésticos
Fazer revistas constantes em casa, a procura de possíveis criadouros
Retirar a água da bandeja externa da geladeira e lave-a com sabão
Não deixar acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água, nem em vasos de plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário