terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PG disputa competições da SELT

Cidade disputará oito competições estaduais ao longo do ano
A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Praia Grande (Sejel) definiu a participação nos eventos de 2012, organizados pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo (SELT). Na última segunda-feira (27), na Delegacia Regional da Região Metropolitana (que envolve municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira), em Santos, os dirigentes da Cidade confirmaram participação em oito competições ao longo do ano.
As disputas começam em março, com a 29ª edição dos Jogos Abertos da Juventude (fase sub-regional), os Joguinhos, que realizam a fase decisiva (estadual) de 7 a 16 de junho, em local ainda indefinido. Há também o início da fase classificatória da 2ª Copa de Basquetebol do Estado, categoria masculina. Em junho, desenvolve-se a 13ª Copa de Handebol (fase classificatória), que tem etapa final programada para 17 a 23 de setembro.
De 3 a 14 de julho, os atletas de Praia Grande competem na 56ª edição dos Jogos Regionais, ainda sem sede definida. De 11 a 31, inicia-se o 41º Campeonato Estadual de Futebol, com jogos derradeiros em novembro. Em agosto, é a vez de nadar e correr nos Torneios Pró-Atletismo e Talento Aquático. De 5 a 17 de novembro, acontecem os 76ºs Jogos Abertos do interior, em Bauru.
Histórico - Saiba um pouco mais sobre estas competições:
Os Jogos Abertos do Interior Horacio Baby Barioni (JAI) são a competição mais importante do Estado. Envolvem mais de 250 cidades e 14 mil atletas, que se dividem em primeira e segunda divisões, categorias livre e sub-21 (sub-16 e sub-14 na ginástica), na disputa de 26 modalidades esportivas. Em 2011, em Mogi das Cruzes, a delegação local conquistou a melhor participação da história, terminando na inédita 11ª posição (2ª divisão), somando 70 pontos, feito nunca antes alcançado, e conquistando 41 medalhas (5 ouros, 14 pratas e 22 bronzes), novo recorde da Cidade.
JR – Os Jogos Regionais são classificatórios para os JAI. A Selt divide as cidades do Estado em oito blocos. Na primeira região estão Baixada Santista e Grande ABCD, entre outros municípios, na disputa de 24 modalidades (boxe e luta olímpica só existem nos JAI). Em 2011, em Santo André, a delegação de Praia Grande, competindo na 1ª divisão, ficou em sexto lugar e conquistou 54 medalhas, (21 de ouro, 15 de prata e 18 de bronze), obtendo marca inédita de primeiros lugares.
Joguinhos - Os Jogos Abertos da Juventude destinam-se a competidores de 10 a 18 anos. A disputa conta com representantes de todas as regiões do Estado. Primeiro, ocorre a fase sub-regional, onde as equipes da Baixada Santista jogam entre si, em turno único. Segundo, vem a fase regional, na qual as disputas envolvem cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Por fim, chega-se à fase estadual, determinando-se o grande campeão do evento. Em 2011, Praia Grande obteve 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes).
Piscina – No Talento Aquático, atletas federados não podem competir. Há quatro fases: municipal (dentro das cidades), sub-regional (Baixada Santista, por exemplo), regional (Baixada e Vale do Ribeira) e estadual (os melhores de cada região). Classificam-se para a final estadual os primeiros colocados de cada prova e os cinco melhores tempos gerais. Estão em disputa as provas de 50, 100 e 200 metros medley (costas, peito, borboleta e estilo livre), para atletas de 7 a 16 anos.
Pista - O Pró-Atletismo incentiva a prática da modalidade. O evento destina-se a jovens de 9 a 16 anos. Há quatro fases também. Classificam-se para a final estadual os oito melhores resultados de cada prova, e os dez melhores tempos de cada disputa. Há competições de 60, 75, 100, 600, 800, 1.000 e 1.500 metros rasos; revezamento 4x100 metros rasos; saltos em distância e altura; e arremesso de peso.
Basquete - A Copa de Basquete tem sistema de disputa mata-mata nas fases classificatórias. Duas equipes jogam partidas de ida e volta. O vencedor se classifica à rodada seguinte. Vale ressaltar que a idade dos atletas varia de 13 a 16 anos.
Handebol – A Copa de Handebol tem sistema de disputa mata-mata nas fases classificatórias. Duas equipes jogam partidas de ida e volta. O vencedor se classifica à rodada seguinte. Vale ressaltar que a idade dos atletas varia de 15 a 21.
Futebol – O Campeonato Estadual de Futebol Amador envolve quatro fases também. Podem participar instituições de ensino (municipal, estadual e particular), entidades religiosas, estabelecimentos comerciais (indústrias e serviços) e clubes esportivos. O evento tem três categorias: sub-12 (partidas de 20 minutos), sub-14 (25 minutos) e sub-16 (30 minutos). Se o atleta tiver média inferior a dois na escola (conceito E), será suspenso por duas partidas. Se tiver nota 3 a 4 (conceito D), fica impedido de jogar um confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário