quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PIC Vila Alice homenageia mulheres em aniversário

Unidade comemora sete anos no dia 8 de março
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Já o Programa de Integração e Cidadania (PIC) Vila Alice, na mesma data, assopra as velhinhas e faz sete anos ininterruptos de trabalho junto com a comunidade do Bairro Anhanguera. Para unir o útil ao agradável, a unidade montou uma programação que festejará seu aniversário, sem esquecer de homenagear as mulheres que trabalham e frequentam o local.
Com o tema “Mulheres Vencedoras por Natureza”, a programação contará com três atrações nos dias 6 e 8 de março. No primeiro dia, a partir das 14h30, o professor Marcelo Alves dará dicas de auto-maquiagem, em uma das salas onde ocorrem os cursos. Já no pátio da unidade, haverá palestra sobre como evitar o câncer de mama, com a palestrante Alina Trindade Soares, a partir das 15 horas.
Na quinta-feira (8 de março), ocorre a festa do sétimo aniversário do PIC Vila Alice. No dia, alunas dos cursos de dança de rua, do ventre infantil, balé e jazz farão apresentações. Para mostrar a importância da “Prática esportiva para as mulheres do século 21”, haverá também uma aula demonstrativa de caratê. “A ideia é homenagear as mulheres que fazem parte do dia a dia da nossa unidade”, destacou a diretora, Mônica Christina Brancovan Garcia.
Curiosidade - No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (elas eram obrigadas a fazer 16 horas por dia), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar a mesma função) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às operárias que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data ficou oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário