quarta-feira, 21 de março de 2012

Alunos usam netbooks em sala de aula

Equipamentos despertam interesse pelas atividades, favorecendo o aprendizado
É mais divertido fazer as lições no netbook que no caderno. Fica mais fácil aprender e todo mundo gosta. A afirmação é do aluno Lucas Gonçalo, de 12 anos, que cursa o Ensino Fundamental na escola municipal Ronaldo Lameira. Ele é um dos 5.800 alunos da rede municipal que utilizam netbooks em sala de aula. Os equipamentos estão sendo utilizados em seis escolas desde o segundo semestre de 2011 e a meta é estender o benefício para outras escolas. A iniciativa faz parte do programa Educação do Futuro, que engloba diversas outras ações para melhorar o ensino por meio das novas tecnologias.
Os livros, cadernos e lousas continuam sendo utilizados na maior parte do tempo, mas, em média duas vezes por semana, os alunos fazem atividades pedagógicas no netbook.É mais prático e legal fazer as lições no netbook. Os meus exercícios preferidos são os desafios de matemática e os jogos de geografia, diz a aluna Isabella Mendes, de 11 anos.É muito melhor e mais fácil para aprender. E a mão não dói de tanto escrever, ao contrário do caderno, comentou a estudante Letícia Salera, de 12 anos.
Como suporte para o uso pedagógico dos equipamentos, os professores contam com o programa Aprimora, do grupo Positivo Informática, que oferece centenas de jogos educativos, de vários temas e matérias. Também utilizam o portal Aprende Brasil, que proporciona a apresentação dos conteúdos de forma interativa.Os jogos desenvolvem o raciocínio lógico, facilitam a alfabetização, o desenvolvimento da linguagem, dos gêneros textuais, entre outros aspectos, explica o diretor da EM Ronaldo Lameira, Anderson da Silva Santiago.Os conteúdos, transmitidos aos alunos tendo como suporte o portal Aprende Brasil, são apresentados de forma diferenciada dos livros, com as imagens em vários ângulos, se tornando mais atraentes e interessantes”, completa.
Para utilizar os netbooks em sala de aula, os professores passaram por várias capacitações. No dia a dia, contam com o auxílio de um monitor do grupo Positivo. A professora de inglês Vera Lúcia Frutuoso Vítor afirma que o uso da ferramenta é positivo.Os alunos ficam menos dispersos. Entre um conteúdo colocado na lousa e o mesmo tema apresentado no netbooks, acompanhado de imagens e ilustrações, é claro que o aluno se interessa muito mais pelo segundo, diz.Na maioria das vezes, eles estão interessados na máquina e não no conteúdo em si, mas é um começo.
O professor de matemática, Francisco Estevão, compara a apresentação das disciplinas a um prato de comida:Eu posso recusar ou desejar um alimento pela aparência. No caso da aula, a forma como a matéria é apresentada pode despertar ou não o interesse dos alunos pelo conteúdo. As novas tecnologias são ferramentas facilitadoras que atendem aos interesses das crianças. No entanto, ele faz uma ressalva.Mesmo com este recurso facilitador, o papel do professor continua fundamental, pois o sucesso da aprendizagem depende de como ele envolve os alunos.
De acordo com o departamento pedagógico da Seduc, o investimento nessa tecnologia vale a pena,considerando que os índices de aproveitamento das aulas cresceram significativamente. O setor informou que está finalizando a tabulação de uma pesquisa recente, que apontou a satisfação dos professores quanto aos benefícios da tecnologia educacional para o planejamento de suas aulas. Os docentes afirmaram também, na pesquisa, que estes recursos tornam as aulas mais dinâmicas, ilustrativas e atraentes.Porém, é necessário enfatizar que os equipamentos não bastam, por isso o professor e a equipe escolar são constantemente estimulados a discutir ações que aproximem os alunos deste espaço virtual, para que nele encontrem respostas para suas dúvidas, elaborem pesquisas e explorem este universo multimídia positivamente, frisou a chefe do departamento pedagógico, Sandra Galvão.
Educação do FuturoO uso de netbooks em sala de aula faz parte do programa Educação do Futuro, que englobou diversas outras ações, como a entrega de notebooks gratuitos aos 1.800 professores da rede, a criação e utilização de jogos pedagógicos virtuais no Ensino Fundamental, a modernização dos laboratórios de informática das 61 escolas (projeto Clique-educação), instalação de lousas digitais, aquisição de novas mesas informatizadas infantis (para crianças a partir de 4 anos), implantação do Frequência Digital (permite o registro da presença do aluno por sistema biométrico, trazendo vantagens para pais, alunos e professores), o Gestão On Line (em fase de implantação, permitirá a disponibilização on line de todas as informações referentes à vida escolar do aluno, agilizando o trabalho dos funcionários), entre outras ações.

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