Equipamentos despertam interesse pelas atividades, favorecendo o aprendizado
“É mais
divertido
fazer
as lições no
netbook
que no caderno. Fica
mais fácil aprender e todo mundo
gosta”. A afirmação
é do aluno
Lucas
Gonçalo,
de 12 anos,
que cursa o
Ensino
Fundamental
na escola municipal Ronaldo
Lameira.
Ele é um
dos 5.800 alunos
da rede municipal que já utilizam netbooks
em sala de
aula.
Os equipamentos
estão
sendo
utilizados
em seis escolas
desde
o segundo semestre de 2011 e
a meta é
estender
o benefício
para outras escolas. A iniciativa
faz parte do
programa
Educação
do Futuro, que
engloba
diversas
outras
ações
para melhorar
o ensino por
meio das novas
tecnologias.
Os
livros,
cadernos
e
lousas
continuam
sendo
utilizados
na maior
parte do tempo,
mas,
em
média
duas
vezes
por
semana,
os
alunos
fazem
atividades
pedagógicas
no
netbook.
“É
mais
prático
e
legal
fazer
as
lições
no
netbook.
Os
meus
exercícios
preferidos
são
os
desafios
de
matemática
e
os
jogos
de
geografia”,
diz
a
aluna
Isabella
Mendes,
de
11
anos.
“É
muito
melhor
e
mais
fácil
para
aprender.
E
a
mão
não
dói
de
tanto
escrever,
ao
contrário
do
caderno”,
comentou
a
estudante
Letícia
Salera,
de
12
anos.
Como
suporte
para
o
uso
pedagógico
dos
equipamentos,
os
professores
contam
com
o
programa
Aprimora,
do
grupo
Positivo
Informática,
que
oferece
centenas
de
jogos
educativos,
de
vários
temas
e
matérias.
Também
utilizam
o
portal
Aprende
Brasil,
que
proporciona
a
apresentação
dos
conteúdos
de
forma
interativa.
“Os
jogos
desenvolvem
o
raciocínio
lógico,
facilitam
a
alfabetização,
o
desenvolvimento
da
linguagem,
dos
gêneros
textuais,
entre
outros
aspectos”,
explica
o
diretor
da
EM Ronaldo Lameira, Anderson da Silva
Santiago.
“Os
conteúdos,
transmitidos
aos
alunos
tendo
como
suporte
o
portal
Aprende
Brasil,
são
apresentados
de
forma
diferenciada
dos
livros,
com
as
imagens
em
vários
ângulos,
se
tornando
mais
atraentes
e
interessantes”,
completa.
Para
utilizar
os
netbooks
em
sala
de
aula,
os
professores
passaram
por
várias
capacitações.
No
dia
a
dia,
contam
com
o
auxílio
de
um
monitor
do
grupo
Positivo.
A
professora
de
inglês
Vera
Lúcia
Frutuoso
Vítor
afirma
que
o
uso
da
ferramenta
é
positivo.
“Os
alunos
ficam
menos
dispersos.
Entre
um
conteúdo
colocado
na
lousa
e
o
mesmo
tema
apresentado
no
netbooks,
acompanhado
de
imagens
e
ilustrações,
é
claro
que
o
aluno
se
interessa
muito
mais
pelo
segundo”,
diz.
“Na
maioria
das
vezes,
eles
estão
interessados
na
máquina
e
não
no
conteúdo
em
si,
mas
já
é
um
começo”.
O
professor
de
matemática,
Francisco
Estevão,
compara
a
apresentação
das
disciplinas
a
um
prato
de
comida:
“Eu
posso
recusar
ou
desejar
um
alimento
só
pela
aparência.
No
caso
da
aula,
a
forma
como
a
matéria
é
apresentada
pode
despertar
ou
não
o
interesse
dos
alunos
pelo
conteúdo.
As
novas
tecnologias
são
ferramentas
facilitadoras
que
atendem
aos
interesses
das
crianças”.
No
entanto,
ele
faz
uma
ressalva.
“Mesmo
com
este
recurso
facilitador,
o
papel
do
professor
continua
fundamental,
pois
o
sucesso
da
aprendizagem
depende
de
como
ele
envolve
os
alunos”.
De
acordo
com
o
departamento
pedagógico
da
Seduc,
o
investimento
nessa
tecnologia
vale
a
pena,
“considerando
que os índices
de aproveitamento
das aulas cresceram significativamente”. O setor
informou
que está finalizando a tabulação
de uma pesquisa recente,
que apontou a
satisfação
dos professores
quanto
aos benefícios
da tecnologia
educacional
para o planejamento de suas aulas.
Os docentes
afirmaram
também,
na pesquisa,
que estes recursos tornam
as aulas mais
dinâmicas,
ilustrativas
e atraentes.
“Porém,
é necessário
enfatizar
que os equipamentos não bastam, por
isso o professor e a equipe
escolar
são constantemente
estimulados
a discutir
ações
que aproximem
os alunos deste
espaço
virtual,
para que nele
encontrem
respostas
para suas dúvidas, elaborem
pesquisas
e explorem
este universo
multimídia
positivamente”, frisou a
chefe
do departamento
pedagógico,
Sandra
Galvão.
Educação do Futuro –
O
uso
de
netbooks
em
sala
de
aula
faz
parte
do
programa
Educação
do
Futuro,
que
englobou
diversas
outras
ações,
como
a
entrega
de
notebooks
gratuitos
aos
1.800
professores
da
rede,
a criação e
utilização
de jogos pedagógicos virtuais
no Ensino Fundamental, a modernização
dos laboratórios
de informática
das 61 escolas
(projeto
Clique-educação),
instalação
de lousas digitais, aquisição
de novas mesas
informatizadas
infantis
(para
crianças
a partir de
4 anos), implantação do Frequência
Digital
(permite
o registro
da presença
do aluno por
sistema
biométrico,
trazendo
vantagens
para pais, alunos
e professores),
o Gestão On
Line (em fase
de implantação,
permitirá
a disponibilização
on line de
todas
as informações
referentes
à vida escolar
do aluno, agilizando o trabalho
dos funcionários),
entre
outras
ações.
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