segunda-feira, 12 de março de 2012

“Ciclista Cidadão” cadastra 14,2 mil ciclistas de PG

Projeto se transformará em banco de dados para direcionar ações municipais

O projeto Ciclista Cidadão, da Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp), cadastrou cerca de 14,2 mil proprietários de bicicletas, nos seus primeiros seis meses de atuação. O objetivo é mapear as bicicletas, através da colocação de um adesivo numerado no veículo, colado na lateral. No momento da identificação, o ciclista também recebe cartilhas educativas sobre boas maneiras no trânsito. Interessados em se cadastrar no projeto devem ir até a sede da Setransp, na Avenida Presidente Costa e Silva, 74, 6° andar, Bairro Boqueirão. É preciso apenas preencher um cadastro que acompanha o material educativo.
Com esse levantamento, a Setransp agora dará início à elaboração de um banco de dados a respeito dos usuários de bicicletas de Praia Grande. O trabalho possibilitará o aperfeiçoamento das ações municipais voltadas para este público. Será possível, por exemplo, identificar os bairros com maior demanda de espaço reservado a ciclistas e apontar horários de pico do uso do veículo, como os horários de entrada e saída nas escolas.
Os adesivos numerados foram confeccionados com material de alta aderência, reflexivo e indestrutível. “Além de identificá-los, os adesivos servem como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite, em dias de chuva e na neblina”, explicou a chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito da Setransp, Elaine Fornazieri.
Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, o projeto Ciclista Cidadão foi um grande sucesso em 2011. “Pretendemos ampliar o serviço, realizando o cadastro tanto na sede da Setransp como em eventos, e utilizar os dados levantados para realizarmos melhorias futuras na área, como projetos de novas ciclovias e campanhas voltadas especificamente para o público”, informou.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.
Ciclovias – Praia Grande conta com 78,9 km de ciclovias. O número reforça a posição de município com a maior infraestrutura cicloviária do Estado de São Paulo e uma das mais extensas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Ciclistas, a segunda cidade do Estado em quantidade de ciclovias é Sorocaba, que tem pouco menos de 70 km de extensão.
Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, passando de 258, em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema), para 179, em 2010.
Praia Grande já recebeu três vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, e o outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário