segunda-feira, 12 de março de 2012

Reuniões visam ajudar mulher no climatério

Profissionais dão dicas sobre como enfrentar período em que ocorre a menopausa

Profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap)de Praia Grande, estão promovendo reuniões voltadas às mulheres em fase de climatério. Os encontros abordam alterações corporais e psicológicas e oferecem dicas para uma boa tolerância deste período de vida da mulher. Segunda-feira (12), às 10 horas, foi realizada uma palestra na Usafa Quietude. Terça-feira (13), no mesmo horário, o evento será na Usafa Vila Alice.
O objetivo da iniciativa é debater as transformações características do climatério, ocorridas no corpo e mente de mulheres com idades entre os 45 e 55 anos. O espaço é uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre esse período, quando também acontece a menopausa (último ciclo menstrual). O climatério é caracterizado por mudanças corporais, como ondas de calor, alterações de humor e do sono, ressecamento vaginal e alteração da menstruação.
As reuniões são realizadas mensalmente por duas fisioterapeutas e uma psicóloga. De acordo com uma das profissionais, a fisioterapeuta Tatiane Vieira do Carmo, o trabalho busca ajudar a melhorar a vida das mulheres. “Vários sintomas físicos e psicológicos podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar da mulher. Reservamos um tempo para esclarecimentos e troca de experiências”, ressalta.
Os sintomas do climatério se definem ainda por suor noturno, dor de cabeça e até palpitações. Outros indicativos podem surgir com maior frequência, como dificuldade para se concentrar, fadiga e depressão. No entanto estes sintomas podem estar relacionados ao estilo de vida da mulher. Alterações características também podem surgir nos órgãos urogenitais, podendo aumentar o risco de infecção urinária de repetição, além de dor durante as relações sexuais, distúrbios urinários e perda de urina.
Nos encontros, as profissionais sugerem soluções e comportamentos que ajudam a evitar ou suportar todas estas reações. O público-alvo das reuniões são mulheres na fase do climatério encaminhadas pelos profissionais de saúde das Usafas dos bairros Alice, Quietude, Tupiry, Mirim e Anhanguera.
Ao término de cada encontro, é realizada uma vivência corporal, com práticas de alongamento, dança circular, dança sênior, atividades lúdicas e educativas.
Também são distribuídas apostilas explicativas sobre os temas abordados. Além de Tatiane Vieira, as atividades são conduzidas pela fisioterapeuta Ana Luisa de Maria Rodani e pela psicóloga Priscilla Pereira Neves.
A Usafa Vila Alice fica na Rua Renata Câmara Agondi, 46, bairro Quietude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário