quinta-feira, 15 de março de 2012

Gestantes visitam local onde darão à luz

Projeto visa tranquilizar, principalmente, quem será mãe pela primeira vez
Nesta quinta-feira (15), às 9h30, aproximadamente 10 gestantes vão conhecer o local onde, em breve, darão à luz: a maternidade do Complexo de Saúde Irmã Dulce. A iniciativa faz parte da assistência prestada pelo Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), às mulheres que já são mães ou estão vivendo a experiência pela primeira vez. O objetivo é tranquilizá-las para a hora do parto.
O trabalho, realizado por duas fisioterapeutas, uma psicóloga e uma assistente social, ocorre mensalmente nas unidades de saúde da família dos bairros Alice, Quietude, Tupiry, Mirim e Anhanguera. Nessas ocasiões, são abordados os direitos das gestantes, aspectos psicológicos durante a gestação, alterações posturais e amamentação. É uma oportunidade, também, para tirar dúvidas e trocar experiências.
Segundo a fisioterapeuta Ana Luisa de Maria Rodani, as visitas à maternidade visam diminuir a ansiedade das gestantes. “Geralmente, as mães de primeira vez criam certas fantasias e medos da hora do parto. As visitas à maternidade complementam nosso objetivo, fazendo com que se sintam confortáveis, conhecendo o local onde vão estar em breve para terem seus bebês”, disse.
No hospital, as gestantes ainda podem tirar dúvidas diretamente com enfermeiras como, por exemplo, se o pai pode estar presente no parto, sobre o número de visitas, acompanhantes e períodos do dia, entre outras informações. “Quando em contato com o local e os profissionais da unidade, elas ficam mais confiantes e tranquilas. As futuras mães podem tirar dúvidas com a enfermeira responsável pela maternidade e conhecer os quartos e a rotina da maternidade”, completou a fisioterapeuta.
Além de Ana Luisa, participam do programa a fisioterapeuta Tatiane Vieira do Carmo, a psicóloga Priscilla Pereira Neves e a assistente social Luciene Dutra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário