quinta-feira, 8 de março de 2012

Guarda Costeira divulga balanço de 2012

Nos dois primeiros meses do ano, foram efetuadas 15 notificações

O Grupamento de Guarda Costeira da Guarda Civil Municipal (GCM) divulgou nesta quarta-feira (07) o balanço das ocorrências e notificações realizadas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Diante dos recentes acidentes envolvendo jet skis, a corporação tem intensificado o trabalho buscando garantir a segurança dos banhistas e também dos condutores de embarcações.
Conforme o levantamento, em janeiro, foram realizadas 10 notificações (multas), sendo três delas por entregar a condução da embarcação à pessoa não habilitada. Já em fevereiro, foram cinco notificações.
De acordo com o inspetor do Grupamento, Delfo Monsalvo, Praia Grande tem sido cada vez mais procurada pelos proprietários de jet skis e outras embarcações marítimas justamente pelo rigor na fiscalização. “Eles sabem que, para entrar no mar, precisam apresentar toda a documentação, tanto do equipamento quanto do condutor, e equipamento de segurança, ou seja, sentem-se seguros”.
Além das notificações, a Guarda Costeira é responsável também pelo resgate de animais marinhos feridos ou mortos. Neste período, foram 33 animais encontrados e resgatados, sendo 21 em janeiro e 12 em fevereiro. A Guarda Costeira ainda atua em situações como localização de crianças perdidas na faixa de areia, apreensão de pipas com cerol, e fiscalização de pesca amadora e profissional em área proibida. Nestes casos, o trabalho resultou em 36 ocorrências em janeiro e 20 em fevereiro.
Monsalvo destacou, por fim, que o mais importante é manter o índice de nenhum acidente envolvendo embarcações na área marítima de Praia Grande. “Infelizmente, precisou ocorrer uma fatalidade para que as pessoas passassem a dar maior importância ao assunto”. O inspetor observou ainda que em Praia Grande é proibida a locação de jet skis, já com o objetivo de impedir que acidentes ocorram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário