segunda-feira, 19 de março de 2012

Obesidade infantil é debatida em Usafas

Palestra abordará importância de mudança de hábitos alimentares na família
Um dos problemas que mais afetam as crianças atualmente, a obesidade infantil, será tema de palestras em unidades de saúde de Praia Grande, a partir desta segunda-feira (19). O assunto será abordado por profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). O público-alvo do evento são pais de crianças obesas ou não e visam à correção de hábitos alimentares e incentivo à prática de atividades físicas.
Os temas serão levantados pelas fisioterapeutas Tatiane Vieira do Carmo e Ana Luisa de Maria Rodani, que destacarão as consequências da obesidade na infância, que podem causar hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e respiratórios, além de depressão, baixa autoestima, entre outros. Na ocasião, serão apresentados os tipos de alimentos que causam obesidade, como refrigerantes, sanduíches, salgadinhos e frituras, muito apreciados por crianças e adolescentes.
Segundo Tatiane do Carmo, as palestras também serão uma oportunidade para advertir os pais sobre a necessidade de mudança de comportamento entre os membros de toda a família.Queremos conscientizar os pais de que é preciso haver mudança de hábito por parte dos adultos. Não adianta tentar corrigir a criança sem dar o exemplo, disse.
Para que a criança tenha uma vida saudável, as profissionais do Nasf ressaltam a importância de brincar ativamente (correr, jogar futebol, práticas esportivas), diminuindo o tempo em frente ao computador, jogando videogame ou assistindo a TV. No final das palestras, os participantes receberão uma apostila com dicas e explicações sobre cada tema apresentado.
As palestras vão até sexta-feira (23) e acontecem a partir das 10 horas, nas seguintes datas:
19 - Usafa Quietude;
20Usafa Vila Alice;
21Usafa Quietude;
23Usafa Anhanguera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário