sexta-feira, 16 de março de 2012

PG tem queda de 14,2% no número de acidentes

Ocorrências envolvendo ciclistas também apresentou redução, com queda de 55,9%

O número de acidentes de trânsito em 2011 em Praia Grande apresentou queda de 14,2% em comparação ao ano anterior, passando de 2.049 casos em 2010 para 1.758 no último ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setransp). Para a pasta, a redução está diretamente relacionada às ações de infraestrutura e sinalização de trânsito e também de educação que vêm sendo desenvolvidas na Cidade. Entre os índices que mais caíram está o número de ocorrências envolvendo ciclistas, de 55,9%, com 177 ocorrências em 2010, contra 78 casos no ano passado.
Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Praia Grande, a filosofia da Administração Municipal é a de que a melhor maneira de evitar acidentes e infrações no trânsito é a orientação. “O aprendizado gera a mudança de atitudes, e a adoção de comportamentos seguros resulta na melhoria da segurança no trânsito”, afirma.
Revitalizações nas sinalizações viárias são outras ações apontadas como fator responsável pela queda no número de acidentes. “As principais vias de Praia Grande passam por revisões constantes, com pintura e troca de placas quando necessário”, enfatizou o secretário.
Na área de educação no trânsito, a Setransp realiza atividades de rua durante o período de janeiro a agosto e, de setembro a dezembro, a prioridade são as campanhas educativas desenvolvidas nas unidades escolares. “A imprudência de motoristas está diretamente relacionada aos acidentes, por isso, é muito importante o conhecimento e respeito às regras de trânsito”, explicou o secretário municipal.
A Setransp comemorou os números, principalmente diante do aumento da frota de veículos na Cidade a cada ano. “A frota de Praia Grande apresenta uma média de crescimento de 12,7% ao ano e, mesmo assim, temos conseguido reduzir o número de acidentes”, concluiu o secretário.
Ciclistas - O número de acidentes envolvendo ciclistas tem apresentado queda há quatro anos. Em 2008, Praia Grande apresentou 204 casos, em 2009, foram 182, 177 ocorrências, em 2010, contra os 78 ocorridos em 2011.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.
Uma das ações voltadas aos ciclistas de Praia Grande é o projeto Ciclista Cidadão. Com o intuito de mapear ciclistas residentes na Cidade, a Setransp está entregando desde setembro de 2011 cartilhas educativas e adesivos numerados do projeto. No total, 14,2 mil ciclistas já foram cadastrados na campanha e já receberam o material que contêm normas de trânsito específicas e dicas de segurança.
Dentro do manual, também há uma ficha de identificação. Somente após preencher o cadastro, o ciclista recebe o adesivo numerado, que deverá ser colado na lateral das bicicletas como forma de identificação. Com os dados levantados, a Setransp realizará o mapeamento dos ciclistas da Cidade, podendo realizar trabalhos mais direcionados e, assim, prevenir ainda mais possíveis acidentes.
Praia Grande conta com 78,9 km de ciclovias e é o município com a maior infraestrutura cicloviária do Estado de São Paulo, além de ser um dos principais do Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Ciclistas, a segunda cidade do Estado em quantidade de ciclovias é Sorocaba, que tem pouco menos de 70 km de extensão.
Praia Grande já recebeu três vezes o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”. Dois foram concedidos pela própria Associação Brasileira de Ciclistas, em 2007 e 2008, e o outro pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento “Bicicultura”, realizado na cidade de Sorocaba, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário