sexta-feira, 30 de março de 2012

Prêmio destaca PG na cura de tuberculose

Campanhas recuperaram mais de 40% dos pacientes em tratamento na Cidade
Os bons resultados apresentados pela equipe do Centro de Referência de Atendimento em Tuberculose e Hanseníase (CRATH), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), rendeu ao Município o prêmioDesempenho na Intensificação de Busca de Casos de Tuberculose no Estado de São Paulo, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde. Ações do setor foram responsáveis pela cura de mais de 40% dos 174 portadores da doença em Praia Grande, no ano passado.
O destaque da Cidade no combate à tuberculose, em nível estadual, foi motivado pelas intensificações de campanhas de conscientização e mutirões de exames, realizados em locais como terminais rodoviários, postos de saúde, quartel do Exército e até no Centro de Detenção Provisória (CDP) do Município.
Segundo o médico infectologista e assessor técnico do Gabinete do Secretário de Saúde, Sergio Feijó Rodrigues, as mobilizações também foram fundamentais na redução de casos.Com o empenho de toda a equipe, atingimos várias pessoas atuando preventivamente, visando interromper a cadeia de transmissão da doença em nosso Município, disse. Conforme o médico, uma pessoa pode contaminar até 15 indivíduos em um ano, caso não esteja sendo tratada.
Para a coordenadora do CRATH, Jane Joice Gimenes, a conscientização sobre a importância do tempo de tratamento, de seis meses ininterruptos, foi um fator importante e que favoreceu a cura de muitos dos doentes. as buscas ativas por novos casos impediram o avanço da doença na Cidade.Nosso objetivo foi identificar pacientes em situação de doença precoce, oferecendo tratamento adequado para sua eficácia. As unidades intensificaram o trabalho também durante as visitas domiciliares de rotina, na busca de pessoas que apresentassem sintomas respiratórios, destacou.
Ações foram intensificadas nas 21 Unidades de Saúde da Família (USAFAS) e nas três unidades básicas de saúde do Município, ocorrendo ainda em eventos municipais, como oPraia Grande Legal, realizado dia 5 de fevereiro na Escola Municipal Roberto Shoji, no bairro Tupiry. Além de levar informações, com distribuição de folhetos, foram realizados exames e encaminhamentos de pacientes com aparentes sintomas da tuberculose para tratamento.
As ações de conscientização e coleta de exames voltam a acontecer, no próximo sábado (31), na próxima edição doPraia Grande Legal, que acontece na Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, no Bairro Ribeirópolis, das 9 às 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário