quinta-feira, 8 de março de 2012

Sefin apreende cerca de 20 mil produtos na Operação Verão

Cem profissionais trabalharam na fiscalização

A Secretaria de Finanças (Sefin) de Praia Grande divulgou o balanço da Operação Verão 2011/2012, ação que fiscaliza o comércio no Município, no período de temporada. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, os 100 agentes de fiscalização apreenderam cerca de 20 mil mercadorias vendidas ilegalmente nas praias e nas ruas da Cidade.
Segundo o chefe de Departamento da Receita, José Augusto Lopes, as mercadorias mais apreendidas foram cervejas (3037 unidades), artigos de praia (3008), óculos de sol (1968), refrigerantes (1607), anéis (1439) e garrafas de água mineral (1217), além de espetos de queijos coalho, roupas, doces, salgados entre muitos outros itens. “Apreendemos a mercadoria daqueles que não têm licença para trabalhar no Município. Estamos protegendo o comércio legalizado da Cidade. A maioria desses clandestinos são de outra cidade ou de outro estado e apenas se aproveitam da temporada de turismo, prejudicando os comerciantes e ambulantes que pagam seus impostos”, explica.

Destino - As mercadorias ficam 24 horas à disposição do proprietário para retirada no Paço Municipal. O dono deve pagar multa de R$ 348,75 e mais R$ 2,38 por item apreendido. Após esse período, cada produto tem uma destinação diferente. Os DVDs, bebidas alcoólicas e produtos perecíveis de origem duvidosa são destruídos e descartados. Já frutas, refrigerantes, garrafas de água, além de artigos de praia são doados para entidades assistenciais do município através do Fundo Social de Solidariedade.
Mesmo com o término da Operação Verão, Lopes afirma que, além de manter a fiscalização nas praias e ruas, a Sefin continua à disposição do contribuinte para denúncias, através do telefone 3496-2199 ou 3496-2072. Quem preferir, pode denunciar pessoalmente no andar térreo do Paço Municipal (guichê 16), na Avenida Presidente Kennedy, 9.000, bairro Mirim, das 8h30 às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário