quinta-feira, 5 de abril de 2012

Artistas da Cidade assinam a direção da Paixão de Cristo de PG

Espetáculo levará 200 atores à praça Ceferino Gonzales Vegas, nos dias 6 e 7 de abril
Os preparativos para a II Encenação da Paixão de Cristo, em Praia Grande, estão em fase final. Diretores de diversos grupos teatrais da Cidade estão reunidos para a produção e elaboração do espetáculo gratuito, que levará cerca de 200 atores, entre protagonistas e figurantes, à praça Ceferino Gonzales Vegas (entre a Avenida Guilhermina e a Rua Embaré, no Bairro Guilhermina), nos dias 6 e 7 de abril, a partir das 20 horas.
Assim como o ano passado, o roteiro e a direção da encenação são assinados por Rodrigo de Lima Pompeu. Segundo ele, o espetáculo será uma experiência única para os participantes. Juntar diversos diretores em um único trabalho nos proporcionou um espetáculo muito mais rico, pois cada um traz um pouco do seu histórico e sua experiência profissional para a encenação, explicou.
A diretora de elenco, Maria Luiza de Paiva Diniz, é responsável pela coordenação das apresentações de dança que serão realizadas durante a encenação. A apresentação inicial é a de abertura, que simboliza o conflito entre o bem e o mal. E em um outro momento, a dança marcará a celebração de ramos, quando Jesus chega a Jerusalém. Maria Luiza, que trabalha 20 anos na área teatral, é fundadora da companhia de teatro Recreapalhando, que realiza trabalhos em Praia Grande 11 anos.
Igor Bartchewsky, que é proprietário de uma oficina de atores na Cidade, é o diretor de arte da encenação. Estamos pegando o roteiro e montando cenas. Cada diretor vem trabalhado uma cena e montando todo o trabalho com os artistas, e cuidamos de toda a montagem cênica. Segundo ele, o grupo está muito entrosado. Quando se trabalha com um elenco grande, costuma-se haver problemas, o que não é o nosso caso. A união dos diretores está passando para os atores e tudo está saindo muito bem, afirmou.
O diretor artístico da encenação é o videomaker Petrúcio Araújo. Eu coordeno toda a marcação da movimentação dos atores em cena, o que é muito importante, que estamos realizando um teatro de rua. Petrúcio destacou a diferença desta edição para a anterior. Haverá algumas simultaneidades nas cenas. E uma peça tão grandiosa como esta está sendo um laboratório para todos os diretores.
A atriz e instrutora de teatro Selma Bosh é uma das diretoras artísticas da encenação. Segundo ela, sua experiência teatral tem ajudado muito na produção da peça. Realizo a direção de cena e coordeno de uma forma geral o elenco. A união dos diretores tem a somar, pois um aprende e ensina para o outro. E para a montagem do espetáculo, isso é muito importante, explicou.
A peça terá 22 cenas, mostradas sequencialmente ao redor da praça. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), o público poderá interagir com a peça, seguindo a peregrinação durante a via crúcis de Jesus. A estimativa da produção da peça é de que o número de expectadores dos dois dias seja de aproximadamente 7 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário