terça-feira, 3 de abril de 2012

“Caminhada Ecológica” leva 1,2 mil pessoas à Fortaleza de Itaipu

Evento foi realizado no domingo (1º)
Realizar atividade física tendo como cenário uma extensa área de Mata Atlântica nativa. Este foi o programa de aproximadamente 1,2 mil pessoas que participaram da Caminhada Ecológica na Fortaleza de Itaipu, realizada pelo Grupo de Artilharia Antiaérea, em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, na manhã de domingo (1º). Durante a visita, os participantes também puderam conferir a arquitetura dos fortes e as obras de arte da engenharia militar dos séculos XIX e XX. No total, foram 4 quilômetros de passeio dentro das dependências da fortaleza, localizada no Bairro Canto do Forte.
Segundo o tenente coronel Gilson Passos de Oliveira, o objetivo do evento é dar oportunidade para a comunidade conhecer o quartel e ter contato com a mata atlântica preservada. São 200 hectares de área ainda intacta. Uma vez por ano, possibilitamos esta visita para que os moradores possam conhecer nossa flora, nossa arquitetura e um pouco da instalação do exército brasileiro.
O tenente coronel estava animado diante do grande número de participantes no evento. Percebemos um interesse crescente da comunidade na Caminhada. No ano passado, atraímos cerca de 500 pessoas e, hoje, tivemos mais de mil participantes. E, atendendo a pedidos dos visitantes, em setembro queremos realizar um passeio ciclístico no local, afirmou.
A Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) aproveitou o evento para realizar uma pesquisa com os participantes da caminhada, a fim de embasar a organização de outros eventos na Cidade. Todas as impressões dos visitantes foram colhidas e detalhadas, o que nos ajudará a direcionar os investimentos e na organização de eventos futuros na Cidade, explicou o coordenador de Turismo e Eventos da Sectur, Aristides Faria.
O operário Alexandre Nacano, de 45 anos, esteve presente na caminhada pelo segundo ano consecutivo. conhecia o local, pois o visitei de bicicleta. Mas caminhar é totalmente diferente, parei em alguns pontos e pude apreciar a visita. É um passeio que vale muito a pena, afirmou. A estudante Caroline Antunes de Oliveira, 18, que participou do passeio pela primeira vez, elogiou a paisagem. É um lugar muito bonito. Apesar de o passeio ser um pouco cansativo, vale a pena, afirmou.
O militar Michel Antônio Nunes, 39, levou sua filha de 8 anos para caminhar. Eu participei antes e minha pequena também adorou. Ver esta paisagem tão bonita e nativa é um grande incentivo à preservação ao meio ambiente, afirmou.
A concentração do passeio foi realizada na Praça Duque de Caxias e, para participar, os caminhantes doaram um quilo de arroz ou feijão, que serão doados para o Fundo Social de Social de Solidariedade de Praia Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário