terça-feira, 3 de abril de 2012

PG é escolhida para projeto de cultura de paz

ONGs inglesas pesquisam municípios que despontam em atenção à juventude
Praia Grande começa a colher os frutos do trabalho voltado à juventude. A Cidade é uma das escolhidas para a implantação do projeto Firmes Oportunidades, Felizes Adolescentes (FOFA), desenvolvido no Brasil pela Organização Não-Governamental Lunos, e patrocinado pelo British Council, por intermédio do Global Changemakers e React & Change, organizações internacionais que têm como objetivo causar impactos positivos no mundo considerando o jovem como agente estratégico de mudança.
O trabalho preparatório que Praia Grande desenvolveu com jovens do Município para o Ano da Juventude (2012) - percorrendo escolas com palestras e workshops de conscientização a respeito da importância de sua participação no processo político da Cidade - e promovendo o ingresso desses jovens nos ambientes de conferências de juventude chamou a atenção da ONG brasileira. Através de diálogos, oficinas, dinâmicas, seminários e outros eventos de interação social, o projeto busca, por intermédio da disseminação da cultura de paz, combater o bullying, principalmente o relacionado ao machismo, homofobia e desigualdade de gênero.
Trabalharemos com jovens universitários do Município, que, após capacitação, se transformarão em multiplicadores das informações para estudantes do ensino médio da Cidade, explica o assessor municipal de políticas públicas de juventude, Edson Marcelo Jesus Costa. A escolha de Praia Grande para implantação do FOFA premia a seriedade do trabalho desenvolvido no Município. É uma grande conquista da Administração, comemora.
Ano da Juventude - Desde o início de 2011, a administração de Praia Grande está convidando os jovens do Município a participarem do processo político da Cidade, com o intuito de, juntos, formularem os rumos do Município em 2012 - que é o Ano da Juventude - e contribuir em todos os espaços de intervenção da sociedade na formulação de políticas públicas. Em agosto, iniciaram-se os preparativos para realizar, pela primeira vez, uma Conferência Municipal de Juventude.
Desde então, houve um trabalho intenso de mobilização junto às escolas e organizações: mais de 4 mil jovens residentes no Município participaram de palestras para se inteirar do processo que vai permitir que eles decidam quais serão as propostas de políticas públicas para a juventude de sua Cidade. O evento, que aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório Roberto Marinho, reuniu mais de 300 jovens interessados em, junto ao poder público, definir diretrizes de governo que venham ao encontro às suas expectativas. Os jovens de Praia Grande concluíram a Conferência Municipal com um pacote de mais de 70 propostas direcionadas em temas diferentes, como educação, transporte e cultura.
Na sequência, Praia Grande sediou a Conferência Metropolitana de Juventude, com participantes dos nove Município da Região Metropolitana da Baixada Santista. O ponto alto aconteceu em dezembro, quando o Município enviou 43 estudantes para a II Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, que reuniu centenas de jovens de todo o País, para discutir propostas de políticas públicas direcionadas à juventude brasileira. Além de participarem como observadores, os estudantes de Praia Grande realizaram a cobertura do evento em tempo real, através de blogs e mídias sociais. O trabalho foi feito sob coordenação do Departamento de Comunicação Social da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário