quinta-feira, 12 de abril de 2012

Festividade de São Benedito em PG é realizada em maio

Tradicional celebração ocorrerá no Bairro Maracanã no dia 27 de maio

A Irmandade São Benedito de Praia Grande realizará, no dia 27 de maio, confraternização em homenagem ao santo e para celebrar os 11 anos de existência do grupo. A festa de louvor ocorrerá na Igreja de Santo Expedito, localizada na Rua Daijiro Matsuda, 620 (esquina da Avenida Presidente Kennedy), no Bairro Maracanã, com missa marcada para as 11 horas. A organização do evento estima a participação de aproximadamente mil pessoas.
As atividades começam com a tradicional procissão dos fiéis, acompanhada por grupos de congadas, desde a Colônia dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (UNSP) até a Igreja de Santo Expedito. No local, às 11 horas, ocorre uma missa solene.
De acordo com o juiz da Irmandade São Benedito de Praia Grande e São Paulo, Antônio Florêncio, a festa já acontece há 11 anos e a participação da população no evento é muito importante. “Já virou tradição e a gente conta com a presença de todos. São Benedito é o santo mais festejado durante o ano no País e o número de devotos tem crescido ano a ano”, explicou.
História - São Benedito nasceu na Sicília, Itália, em 1526. De família pobre, foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos decidiu se dedicar à religiosidade, mas somente aos 21 anos foi chamado por um monge para viver entre os Irmãos Eremitas de São Francisco de Assis. Pessoas o procuravam pedindo conselhos, orações e alcançavam muitas curas.
Sempre que podia, São Benedito apanhava alguns alimentos do convento, metia-os nas dobras de suas vestimentas e, disfarçadamente, levava aos necessitados. Amado de Norte a Sul do Brasil, onde o chamam de "O Santinho Preto", São Benedito morreu em 4 de Abril de 1589, em Palermo, na Itália. Seu culto, um dos mais populares do País, é associado aos padecimentos do negro brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário