segunda-feira, 9 de abril de 2012

Irmã Dulce tem novos membros da CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes toma posse no próximo dia 19

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Complexo de Saúde Irmã Dulce tomarão posse, dia 19, às 14 horas, no anfiteatro do hospital, para mandato de um ano. Foram eleitos pelos funcionários do complexo Miguel Elias Almeida Charleaux, Edinaldo Rodrigues, Maurici Souza Nascimento, Othon Souza Costa, Waldirene Vasconcelos e Edvaldo Santos Pessoa, além de cinco suplentes.
O objetivo do grupo é reduzir a incidência de acidentes de trabalho, especialmente os que envolvem manipulação de instrumentos perfurocortantes, como agulhas e seringas, prevenindo ocorrências e doenças decorrentes do trabalho.
Após a eleição, o responsável pelo setor de Segurança no Trabalho, Ronaldo Santos Lopes, ministrou curso sobre o papel da comissão, tipos de acidentes de trabalho e outros assuntos relacionados. Na ocasião, os novos membros elegeram a funcionária Maitê Morelatto como presidente da comissão e o enfermeiro Othon Costa como vice.
Com reuniões mensais, a CIPA discute formas de garantir a integridade física dos funcionários, como o uso dos equipamentos de proteção individual e o descarte correto do lixo infectante, reduzindo as chances de contato com materiais biológicos.Também elabora o mapa de risco, que é uma representação gráfica dos setores de maior exposição a acidentes, e realiza inspeções nas unidades para detectar eventuais problemas, acrescenta Lopes.
Dos 22 integrantes da CIPA (12 titulares e 10 suplentes), apenas quatro exercem funções administrativas, os demais são enfermeiros ou técnicos de Enfermagem.A CIPA é muito importante e, por contar com profissionais de enfermagem na maioria, agora vai ficar mais fácil esclarecer dúvidas, destaca o enfermeiro Miguel Elias Charleaux, o mais votado.
No primeiro encontro após a posse, a comissão se reunirá para elaborar o plano que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário