terça-feira, 3 de abril de 2012

Manipulação de alimentos forma nova turma

Curso gratuito é destinado a trabalhadores em restaurantes, bares e similares
Não saber lidar com cozinha e preparar de maneira imprópria alimentos para um grande número de pessoas, como um restaurante, pode resultar em contaminações e riscos à saúde dos consumidores. Para saber qual a forma correta no manuseio de alimentos, pelo menos 30 pessoas fizeram um curso gratuito, promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde, na Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Os próximos acontecem dias 19, 20, 26 e 27 deste mês.
A formatura do curso Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos aconteceu na última sexta-feira (30). Entre os aprendizes, estavam donos de lanchonete, cozinheiros e pessoas que trabalham em cozinhas e carrinhos de lanche. Alguns quiseram apenas acrescentar novos conhecimentos, outros reconheceram que muitas das recomendações do treinamento foram novidades.
Eduardo Dias de Barros é voluntário em uma casa de recuperação de viciados em drogas, chamada Comunidade Terapêutica Caminho da Vida, no bairro Maracanã, onde esteve internado 10 anos atrás. Como monitor, sua intenção é repassar o aprendizado aos internos, que têm o trabalho na cozinha como parte da terapia.Muitos não têm noção do que é lidar com alimentos, disse.
Ser multiplicador de conhecimentos é um dos objetivos da iniciativa da Sesap, segundo a chefe de Divisão da Vigilância Sanitária, Yara Rousseng.As informações sobre os procedimentos corretos em uma cozinha e na manipulação de alimentos deve ser transmitida aos colegas de trabalho. É importante incentivar esses colegas a também participarem do curso, destacou.
O conteúdo da capacitação traz recomendações do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, previstas na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 216/2004), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Alguns maus hábitos, registrados no comércio de Praia Grande pela Vigilância Sanitária, foram exibidos em slides para os aprendizes, como utilização de colher de pau no preparo de cozidos; frangos embalados com sacos de lixo para preservar o tempero; moscas e baratas sobre pães e bolos; lixeiras sem tampa; espetos de churrasco sujos; e pingas engarrafadas artesanalmente com ervas.
Para a nutricionista especializada em Segurança Alimentar Maria Cristina de Freitas Souza, as imagens ajudam a orientar os participantes do curso sobre os riscos a que estão expostas as pessoas que consomem alimentos em cozinhas que praticam os maus exemplos.Muitas vezes, uma fachada bonitinha esconde uma péssima cozinha. E isso, às vezes, não é responsabilidade do proprietário, também é de quem trabalha ou é responsável pelo ambiente, salienta.
Dono de uma lanchonete no Litoral Plaza Shopping, Sérgio Luis Fernandes elogiou o método do curso.Gostei muito de como foram transmitidas as informações. Eu passei por um curso assim e percebi a diferença. Aproveitei para reciclar os conhecimentos para retransmitir aos funcionários, comentou.
O conteúdo também agradou aos futuros donos de comércio de alimentos Ukio Konischi Júnior e Angélica Tiemi Konischi. Faz seis meses que o casal chegou do Japão, onde viveu por mais de 20 anos. O objetivo da participação no curso é treinar a equipe que atuará na sua futura lanchonete.Tivemos um bar no exterior e sabíamos muitas coisas, mas esse curso acrescentou outros detalhes, revelou Júnior.
Mesmo os que sabiam bastante sobre o assunto disseram ter absorvido novidades que fazem diferença no seu dia a dia. É o caso de Úrsula Pinheiro dos Santos, que trabalha na cozinha de uma colônia de férias do Município. Recém-promovida a cozinheira, Úrsula quer mudar a forma como o trabalho é conduzido na colônia.Percebi que a forma como eram feitos os procedimentos antes era errada, contou.
O curso contou com a colaboração das estagiárias de nutrição Manuela Reinhardt dos Santos e Mayara Guimarães Santana. Para participar, basta se inscrever na sede da Sesap, na Avenida Presidente Kennedy, 8.850, Bairro Mirim, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. As inscrições podem ser feitas com até um dia de antecedência e os interessados devem apresentar cópia do RG e uma foto tamanho 3x4.
Além deste mês, os próximos cursos acontecem nas seguintes datas: maio (dias 17, 18, 24 e 25); junho (dias 21, 22, 28 e 29); agosto (dias 23, 24, 30 e 31); setembro (dias 20, 21, 27 e 28); outubro (dias 18, 19, 25 e 26); novembro (dias 22, 23, 29 e 30).
São disponibilizadas 30 vagas por dia e, no final, os participantes recebem um certificado de Capacitação no Treinamento de Manipulador de Alimentos, desde que tenham 100% de frequência às aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário