segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prefeito recebe propostas de jovens e artistas para a cultura

Artistas devem se organizar para viabilização de projetos

O prefeito de Praia Grande recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), um apanhado de propostas formuladas durante a Pré-Conferencia de Cultura e Juventude e a Conferência Municipal de Juventude – realizadas em agosto e setembro de 2011, respectivamente -, que visam incentivar o crescimento cultural do Município. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo, artistas, produtores, arte-educadores e representantes de movimentos culturais da Cidade. Na ocasião, o assessor de políticas públicas para a juventude municipal, Edson Marcelo Jesus Costa, apresentou ao prefeito as principais reivindicações dos jovens quando o assunto é promover o fortalecimento e garantir o acesso dos jovens e população em geral à cultura.
Entre as principais reivindicações, estão a criação de mais espaços para a difusão da produção cultural local e facilitação para investimentos da iniciativa privada, além da criação de espaços de diálogo, como fóruns e conferências. A descentralização do Fundo Municipal de Cultura e a criação de uma comissão para a criação do Conselho Municipal de Cultura também foram sugeridas.
Após ouvir as propostas e apresentações dos presentes, o prefeito de Praia Grande recomendou que os artistas e produtores culturais do Município se organizem juridicamente para que estejam aptos a receber repasses de verbas públicas para desenvolver os projetos. “Quando tratamos de dinheiro público, é necessário que haja uma prestação formal de contas, e, para isso, precisamos que os projetos venham acompanhados de toda a documentação necessária. Todas as propostas são bem-vindas, e, para viabilizá-las como queremos, precisamos dessa organização”, destacou. Ele lembrou ainda que todos os projetos que visem difundir a produção cultural local e incentivar o crescimento da cultura como instrumento de formação de cidadania serão bem-vindos.
Atualmente, os artistas do Município estão se mobilizando para criar a Associação dos Artistas de Praia Grande, órgão em processo burocrático de formação e que pode ser uma solução para a viabilização dos projetos. Para o diretor da Companhia de Teatro Genoma, Rodrigo Marcondes, o primeiro passo deve ser a criação de mecanismos que permitam a descentralização da cultura na Cidade.
“Hoje temos o Palácio das Artes, que é uma estrutura maravilhosa para a recepção de oficinas, peças teatrais e exposições, e que, por isso mesmo, centraliza as atividades culturais do Município. O que queremos é levar essas atividades aos diversos bairros da Cidade, principalmente às regiões periféricas”.
O secretário de Cultura e Turismo (Sectur) ressaltou a importância do momento de diálogo entre poder público e comunidade. “Creio que a discussão que foi levantada hoje é extremamente saudável para o crescimento cultural da Cidade. A troca de ideias entre a Administração e os artistas e jovens do Município é o melhor caminho para que possamos formular um projeto eficiente de difusão e acessibilidade da cultura em nossa Cidade. Mais do que a estrutura física do Palácio das Artes, nossos funcionários estão à disposição para a elaboração de projetos específicos dentro de cada área”.
Brevemente, os artistas devem se reunir para discutir a nova formação do Conselho Municipal de Cultura, que será empossado nos próximos meses e tem a função de, junto à população, elaborar propostas de políticas públicas para o ambiente cultural da Cidade e apresentá-las à Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário