sexta-feira, 11 de maio de 2012

Empreendedor Individual deve fazer declaração

Prazo termina dia 31 de maio e vale para quem se cadastrou até 2011

A Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) de Praia Grande informa aos empreendedores individuais cadastrados até o ano passado que o prazo para a Declaração Anual de Rendimentos termina dia 31 de maio. A declaração dos rendimentos garante a permanência do empresário na categoria. Caso contrário, é automaticamente desligado e perde as vantagens.
De acordo com o chefe do Departamento de Emprego e Trabalho da Seret, Thiago Monti, Praia Grande está em primeiro lugar, na Baixada Santista, no número de cadastros, com 5.075 empresas optantes por esse sistema.
Ele observou ainda que a declaração pode ser feita pela internet no Portal do Empreendedor (WWW.portaldoempreendedor.gov.br). Quem fez o cadastro em 2012 não precisa fazer a declaração de rendimentos.
O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
Entre os benefícios da formalização estão a cobertura previdenciária, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade, o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e o acesso a serviços bancários com juros mais baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário