segunda-feira, 4 de junho de 2012

Curso de garçom em PG ainda tem 17 vagas

Alguns candidatos chegaram de madrugada para garantir lugar

Muito antes de as portas da Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) serem abertas nesta segunda-feira, uma fila de candidatos já se formava para fazer a pré-inscrição para cinco cursos profissionalizantes. Ao meio-dia, quando foram encerradas as inscrições, restavam apenas 17 vagas para o curso de garçom a serem preenchidas.
Os interessados nessas vagas ou em se inscrever na lista de espera de todos os cursos podem comparecer, na terça-feira (05) ou até todas as vagas serem preenchidas, à Seret (Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, Bairro Quietude) com RG, CPF e comprovante de residência, entre as 8 horas e meio-dia. Por se tratar de uma parceria entre Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Município, as vagas são direcionadas apenas a moradores de Praia Grande. Ao todo, a parceria disponibilizou 125 vagas para auxiliar de cozinha, camareira, cuidador de idoso, garçom e vitrinista.
As aulas começam no dia 6 de agosto e ainda haverá outra seleção a ser realizada por profissionais do Senac-SP, responsável pela aplicação dos cursos, no dia 12 de julho.
Mesmo assim, a expectativa dos candidatos é grande. Cristiane Bassedon, de 40 anos, foi a primeira a chegar na fila, por volta de 3 horas da manhã. Ela contou que está desempregada há duas semanas e achou que essa seria uma ótima oportunidade de conseguir uma colocação. “Quero fazer o curso de camareira pra me aperfeiçoar porque já trabalhei em hotéis e cheguei a cursar dois anos de Turismo, que é meu sonho. Estou muito otimista”.
Interessadas no curso de cuidador de idosos, as amigas Rosana Rivero Menezes e Roseli Quero Teixeira, ambas de 53 anos, também chegaram cedo e estavam animadas. “Achei muito bom termos esses cursos aqui e não precisarmos depender de ir pra Santos ou outras cidades pra nos atualizarmos”, comemorou Rosana.
Além de ser uma oportunidade de aprender uma profissão, o curso oferece aos alunos matriculados um benefício no valor de R$ 1,00 por hora/aula frequentada.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Projetos da Seret, Marivaldo Silva Lopes, a grade de cursos para este ano está completa, inclusive com cursos em outras áreas, também em parceria com o Pronatec, que acontecerão no segundo semestre. “Fechamos a programação de acordo com a demanda apresentada pelos empregadores”. Ele adiantou ainda que já foram iniciadas as negociações para os cursos de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário