segunda-feira, 4 de junho de 2012

Escola Ambiental de PG capacita professores da Baixada Santista

Programação marca a Semana do Meio Ambiente

Durante esta semana, a Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) de Praia Grande capacita professores das escolas municipais da Baixada Santista sobre a preservação da Mata Atlântica. A ação, que ocorre até a quarta-feira (6) na Escola Ambiental, comemora a Semana do Meio Ambiente.
Realizada das 8 às 12 horas, a capacitação é dividida em vários subtemas, funcionando em esquema de estações, onde os participantes se revezam. Fauna da Mata Atlântica, Flora e Sustentabilidade estão entre os assuntos abordados. Uma das estações dicas de como trabalhar o tema Mata Atlântica em sala de aula, ensinando também a confeccionar jogos pedagógicos sobre o assunto.
Todos os participantes ganharão o livro didáticoViajando nos Caminhos da Mata Atlântica, que foi lançado no mês passado pela Coordenadoria de Educação Ambiental durante a Semana da Mata Atlântica, também promovida pelo setor. O livro será distribuído, ainda, para todas as escolas municipais da Baixada Santista, por meio dos representantes que participarem do curso.
De acordo com a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental de Praia Grande, Glória Bruno, o livro deve ser utilizado em sala de aula, servindocomo suporte pedagógico na conscientização dos alunos quanto à necessidade de estancar o desmatamento que vem ocorrendo centenas de anos na nossa região e no Brasil como um todo. Também servirá para que reconheçam a importância deste ecossistema, não para a região, mas para toda a humanidade, visto que a ONU decretou que a Mata Atlântica é Reserva da Biosfera.
Ao comentar sobre a importância da Mata Atlântica, Glória salienta um aspecto extremamente relevante e pouco conhecido.A Baixada Santista possui área de mata pertencente à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, isto é, a capital paulista necessita das áreas de mata que estão aqui em nossa região, na Serra do Mar, para poder sobreviver, ter água, controlar suas enchentes e controlar seu clima, declara.
A coordenadora também afirma que os municípios da Baixada atuam no sentido de preservação, decretando suas áreas de restrição de uso ou de preservação dos ecossistemas associados à Mata Atlântica, como áreas de restinga e manguezal.Desta maneira, tendo como suporte a legislação existente, e realizando uma educação ambiental consistente, atua-se firmemente no sentido de promover a preservação da Mata Atlântica Regional, explica.
Desenvolvendo um trabalho considerado referência em Educação Ambiental, a CEA de Praia Grande promoveu vários cursos de capacitação para professores. Um deles, sobre a preservação da água, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos HídricosFEHIDRO, foi premiado em 2011 como um dos três melhores trabalhos de Educação Ambiental no Estado de São Paulo sobre preservação de água.
A Escola Ambiental fica na Área de Lazer Ezio DallAcqua (Portinho), situada na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. Mais informações pelo telefone 3496-2357.

Nenhum comentário:

Postar um comentário