sexta-feira, 1 de junho de 2012

Palestrantes enfocam participação da comunidade na elaboração do Plano Municipal de Segurança

O evento aconteceu na quinta-feira, na Câmara Municipal


A II Pré-Conferência Municipal de Segurança, realizada na noite de quinta-feira, na Câmara Municipal de Praia Grande, mais uma vez teve como assunto principal a importância da participação da comunidade no processo de busca por mais segurança.
Entre os palestrantes estavam o capitão da Polícia Militar, Rogério Barboza Lacalentola; o diretor de Penas e Medidas Alternativas da Região do Vale do Paraíba e Litoral, Marquione Petrucio Gomes da Silva; o professor e psicólogo Juliano de Sá Lobão; e o especialista em Gestão de Segurança e Informação, Fábio dos Santos. Em suas falas, todos destacaram a importância da comunidade em um momento como o que Praia Grande vive: o de criação de um Plano Municipal de Segurança.
Para o subsecretário de Assuntos de Segurança, coronel José Américo Franco Peixoto, a criação do Plano Municipal de Segurança é um direcionamento que várias cidades do País têm seguido. “Em um primeiro momento, as pessoas não entendem a necessidade de desenvolvermos esse trabalho e criticam. Segurança é um assunto que tem que ser muito bem estudado”.
Após a apresentação das palestras, o público pôde fazer perguntas e demonstrou preocupação com assuntos como a descriminalização de drogas, ações regionais de combate ao tráfico de pessoas e criação de canais para diálogo entre o Poder Público e a população.
O Plano Municipal de Segurança terá como base, entre outras fontes, as informações obtidas por meio das duas pré-conferências já realizadas (24 de abril e 31 de maio), das pesquisas de campo com moradores de todos os bairros da Cidade e também da Conferência Municipal de Segurança, que será realizada no dia 26 de junho. O objetivo é direcionar as ações de segurança conforme a realidade do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário