quinta-feira, 2 de junho de 2011

Atleta de PG disputa Campeonato Mundial de TFA

Luís Alberto, 56 anos, é segundo tenente do 17º GBPG

O Bombeiro vivo mais durão: TFA (Toughest Firefighter Alive). Esta é a prova que o atleta de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e New Star Fitness), Luís Alberto do Nascimento, 56 anos, disputa nos próximos dias 10 e 11, em Moenchengladbach, na Alemanha. Nascimento é segundo tenente (de reserva) do 17º Grupamento de Bombeiros da Cidade.


“Esta disputa envolve uma série de provas, que alternam velocidade, força, controle de respiração, resistência, etc”, explicou o bombeiro praiagrandense. “Já competi nela outras vezes e consegui importantes resultados. Estou bastante animado e preparado para o torneio deste ano”.


Em 2010, Nascimento conquistou 13 medalhas nos Jogos Mundiais de Bombeiros, categoria máster (mais de 50 anos), realizado em agosto deste ano, em Daegu, na Coréia do Sul. As premiações ocorreram nas provas de natação, cross country (corrida em terreno rústico) e no TFA.


Currículo – Nesta temporada, na categoria 55 a 59 anos, o atleta de Praia Grande foi campeão da prova curta (short) na primeira etapa do Troféu Brasil de Triatlo e da segunda edição do Troféu Santa Cecília de Triatlo. Venceu também a 20ª Travessia Aquática Equipada de Jacareí, na classe mais de 49 anos.


Esta prova é realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Estado, com a participação de profissionais de todo o país. A disputa obriga os nadadores a utilizarem roupa de borracha, pé de pato, máscara facial e snorkel (respirador). Em 2010, Nascimento sagrou-se campeão do Troféu Brasil de Short-Triatlo (distância curta), categoria 55 a 59 anos. Das seis etapas realizadas ao longo do ano, ele venceu as quatro que participou.


História – Natural de Rio Verde, Goiás, Nascimento reside em Praia Grande, no Bairro Mirim, desde 2001. Pai de Vítor, 21 anos; Alberto, 23; e Mark, 25; ele começou no esporte aos 18 anos, ainda no exército goiano. Aos 26 anos, virou bombeiro. Em 2006, aposentou-se e entrou no quadro de reserva da corporação.

“No começo, nadava algumas competições, como os Jogos Abertos do Estado. Em 1977, quando mudei-me para São Paulo, Capital, passei a levar o esporte mais a sério”, frisou. “Atualmente, disputo provas de biatlo, triatlo, aquatlo e pedestrianismo. Apaixonei-me pela atividade física”, declarou Nascimento.


Nos Jogos Mundiais de Polícias e Bombeiros (realizado em anos ímpares); e nos Jogos Mundias de Bombeiros (anos pares), ele conquistou mais de 80 medalhas. Competiu na África do Sul, em 1998; França, 2000; Estados Unidos, 2001; Nova Zelândia, 2002; Espanha, 2003; China, 2004; Inglaterra, 2008; e Canadá, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário