quinta-feira, 2 de junho de 2011

Índios abrem Semana do Meio Ambiente, em Praia Grande

Programação prevê também estudos na mata e passeio de barco


As comemorações pela Semana do Meio Ambiente terão início na segunda-feira (6) em Praia Grande, com a presença de índios da aldeia Piaçaguera (Peruíbe). A abertura será realizada a partir das 19 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim. A entrada é gratuita e aberta ao público. O evento é promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental.


Após a abertura, os índios farão uma coreografia de dança e canto, seguida de uma apresentação por parte dos representantes do Parque Estadual Xixová-Japuí sobre o plano de manejo do local. Haverá ainda uma palestra sobre consumo consciente com Lucas Ciola, da organização não-governamental (ong) EPARREH (Estudos e Práticas Agrícolas e o Reencantamento Humano).


“Teremos várias atividades e como 2011 é o ano internacional das florestas, a nossa ênfase irá para este tema. Já na abertura da programação teremos a presença dos índios, que tem uma relação estreita com a mata e sustentabilidade. Além da palestra sobre consumo consciente”, afirma a chefe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Seduc, Glória Bruno.


Com o tema “Florestas: benefícios e encantos”, a Semana do Meio Ambiente em Praia Grande terá atividades entre os dias 6 e 10 de junho. Entre as principais ações destacam-se um estudo do meio ambiente em plena mata atlântica, com alunos da rede municipal, na Fortaleza de Itaipu, nos dias 7 e 9 (terça e quinta-feira). Já no dia 10 haverá a visita de um grupo da terceira idade do programa Conviver dos Bairros Boqueirão e Guilhermina, à sede da Coordenadoria Ambiental de Praia Grande. Os idosos participarão de oficina de ecobijuteria e farão um passeio de barco pelo manguezal.


Na abertura da semana, no dia 6, serão aceitas doações de leite (em pó ou longa vida) para serem encaminhadas aos índios.





Confira a programação completa:






Dia 6 (segunda-feira)


Abertura da Semana do Meio Ambiente


Atividades:


Palestra “Consumo Consciente”


Apresentação da tribo indígena Piaçaguera Ywy Pyaú (canto e dança)


Horário: 19h às 21 horas


Local: Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50)


Público: Estudantes do Ensino Médio, ETEC e universitários.






Dia 7 (terça-feira)


Atividade 1: Conhecendo a Mata Atlântica.


Estudo do Meio na Fortaleza de Itaipu


Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h


Local: Fortaleza de Itaipu


Público: Alunos das Escolas Municipais que oferecem Complementação Educacional do Projeto “Viva Bem a Vida”






Atividade 2: Eu cuido da Mata


Dinâmicas de Sensibilização e Informação sobre a Mata Atlântica


Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h


Local: Coordenadoria de Educação Ambiental (Rua Paulo Sérgio Garcia, 777)


Público: Alunos da ETEC (manhã) e EE Palmeiras(tarde)






Dia 8 (quarta-feira)


Atividade1: “Consumo Consciente: Renove, Troque, Transforme”


Oficina: “Dê uma cara nova para uma peça velha.” (Pode ser bijuteria, roupa ou acessório);


Feira de troca: trazer algo que pode servir para outra pessoa e troque-o por algo útil para si.


Horário: 9 h


Local: CAFE Sérgio Mainente


Público: alunos CAFE Sérgio Mainente






Atividade2: ECOMODA: Festa do Desapego


Os convidados fazem anteriormente uma pré-inscrição por email e como ingressos colaboram com alimentos preparados com reaproveitamento. No dia realizam a troca das peças de roupas ou acessórios.


Horário: das 16h às 19h


Local: Coordenadoria de Educação Ambiental


Público alvo: Especialistas da Seduc e Convidados






Dia 9 (quinta-feira)


Atividade 1: Conhecendo a Mata Atlântica.


Estudo do Meio na Fortaleza de Itaipu


Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h


Local: Fortaleza de Itaipu


Público: Alunos das Escolas Municipais que oferecem Complementação Educacional do Projeto “Viva Bem a Vida”






Atividade 2: Madeira e Arte


Oficina de Sensibilização e Alternativa de Renda utilizando a madeira, um recurso não reciclável


Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 15h30


Local: Coordenadoria de Educação Ambiental


Público: Cooperados da COOPERVIDA






Dia 10 (sexta-feira)


Atividade: “Eu, outro e o meio ambiente”


Dinâmica de interiorização e socialização com circuito de atividades: dança circular, oficina de ecobijuteria, ecoação com vivência no manguezal (barco).


Horário: 8h30 às 11h30


Local: Coordenadoria de Educação Ambiental


Público: Conviver Boqueirão e Guilhermina

Nenhum comentário:

Postar um comentário