Programação prevê também estudos na mata e passeio de barco
Com o tema “Florestas: benefícios e encantos”, a Semana do Meio Ambiente em Praia Grande, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, terá atividades entre os dias 6 e 10 de junho. As ações começam segunda-feira (6), a partir das 19 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, onde será realizada a solenidade de abertura, com a presença de índios da aldeia Piaçaguera (Peruíbe). A entrada é gratuita e aberta ao público, mas durante o evento serão aceitas doações de leite (em pó ou longa vida) para serem encaminhadas aos índios.
Após a abertura, os índios farão uma coreografia de dança e canto, seguida de uma apresentação por parte dos representantes do Parque Estadual Xixová-Japuí sobre o plano de manejo do local. Haverá ainda uma palestra sobre consumo consciente com Lucas Ciola, da organização não-governamental (Ong) Estudos e Práticas Agrícolas e o Reencantamento Humano (EPARREH).
“Teremos várias atividades e como 2011 é o ano internacional das florestas, a nossa ênfase irá para este tema. Já na abertura da programação teremos a presença dos índios, que tem uma relação estreita com a mata e sustentabilidade. Além da palestra sobre consumo consciente”, afirma a chefe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Seduc, Glória Bruno.
Entre as principais ações destacam-se um estudo do meio ambiente em plena mata atlântica nos dias 7 e 9 (terça e quinta-feira), com alunos da rede municipal na Fortaleza de Itaipu. Já no dia 10 haverá a visita de um grupo da terceira idade do programa Conviver dos Bairros Boqueirão e Guilhermina à sede da Coordenadoria Ambiental de Praia Grande. Os idosos participarão de oficina de ecobijuteria e farão um passeio de barco pelo manguezal.
Confira a programação:
Dia 6 (segunda-feira)
Abertura da Semana do Meio Ambiente
Atividades:
Palestra “Consumo Consciente”
Apresentação da tribo indígena Piaçaguera Ywy Pyaú (canto e dança)
Horário: 19h às 21 horas
Local: Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50)
Público: Estudantes do Ensino Médio, ETEC e universitários.
Dia 7 (terça-feira)
Atividade 1: Conhecendo a Mata Atlântica.
Estudo do Meio na Fortaleza de Itaipu
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h
Local: Fortaleza de Itaipu
Público: Alunos das Escolas Municipais que oferecem Complementação Educacional do Projeto “Viva Bem a Vida”
Atividade 2: Eu cuido da Mata
Dinâmicas de Sensibilização e Informação sobre a Mata Atlântica
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental (Rua Paulo Sérgio Garcia, 777)
Público: Alunos da ETEC (manhã) e EE Palmeiras (tarde)
Dia 8 (quarta-feira)
Atividade: ECOMODA: Festa do Desapego
Os convidados fazem anteriormente uma pré-inscrição por email e como ingressos colaboram com alimentos preparados com reaproveitamento. No dia realizam a troca das peças de roupas ou acessórios.
Horário: das 16h às 19h
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental
Público alvo: Especialistas da Seduc e Convidados
Dia 9 (quinta-feira)
Atividade 1: Conhecendo a Mata Atlântica
Estudo do Meio na Fortaleza de Itaipu
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h
Local: Fortaleza de Itaipu
Público: Alunos das Escolas Municipais que oferecem Complementação Educacional do Projeto “Viva Bem a Vida”
Atividade 2: Madeira e Arte
Oficina de Sensibilização e Alternativa de Renda utilizando a madeira, um recurso não reciclável
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 15h30
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental
Público: Cooperados da COOPERVIDA
Dia 10 (sexta-feira)
Atividade 1: “Eu, outro e o meio ambiente”
Dinâmica de interiorização e socialização com circuito de atividades: dança circular, oficina de ecobijuteria, ecoação com vivência no manguezal (barco).
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental
Público: Conviver Boqueirão e Guilhermina
Atividade 2: “Programa Amigo da Escola”
Oficina de ecobijuteria
Horário: 8h30 às 13h
Local: EM Antonio Rubens Lara
Público: Comunidade
Com o tema “Florestas: benefícios e encantos”, a Semana do Meio Ambiente em Praia Grande, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, terá atividades entre os dias 6 e 10 de junho. As ações começam segunda-feira (6), a partir das 19 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, onde será realizada a solenidade de abertura, com a presença de índios da aldeia Piaçaguera (Peruíbe). A entrada é gratuita e aberta ao público, mas durante o evento serão aceitas doações de leite (em pó ou longa vida) para serem encaminhadas aos índios.
Após a abertura, os índios farão uma coreografia de dança e canto, seguida de uma apresentação por parte dos representantes do Parque Estadual Xixová-Japuí sobre o plano de manejo do local. Haverá ainda uma palestra sobre consumo consciente com Lucas Ciola, da organização não-governamental (Ong) Estudos e Práticas Agrícolas e o Reencantamento Humano (EPARREH).
“Teremos várias atividades e como 2011 é o ano internacional das florestas, a nossa ênfase irá para este tema. Já na abertura da programação teremos a presença dos índios, que tem uma relação estreita com a mata e sustentabilidade. Além da palestra sobre consumo consciente”, afirma a chefe da Coordenadoria de Educação Ambiental da Seduc, Glória Bruno.
Entre as principais ações destacam-se um estudo do meio ambiente em plena mata atlântica nos dias 7 e 9 (terça e quinta-feira), com alunos da rede municipal na Fortaleza de Itaipu. Já no dia 10 haverá a visita de um grupo da terceira idade do programa Conviver dos Bairros Boqueirão e Guilhermina à sede da Coordenadoria Ambiental de Praia Grande. Os idosos participarão de oficina de ecobijuteria e farão um passeio de barco pelo manguezal.
Confira a programação:
Dia 6 (segunda-feira)
Abertura da Semana do Meio Ambiente
Atividades:
Palestra “Consumo Consciente”
Apresentação da tribo indígena Piaçaguera Ywy Pyaú (canto e dança)
Horário: 19h às 21 horas
Local: Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50)
Público: Estudantes do Ensino Médio, ETEC e universitários.
Dia 7 (terça-feira)
Atividade 1: Conhecendo a Mata Atlântica.
Estudo do Meio na Fortaleza de Itaipu
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h
Local: Fortaleza de Itaipu
Público: Alunos das Escolas Municipais que oferecem Complementação Educacional do Projeto “Viva Bem a Vida”
Atividade 2: Eu cuido da Mata
Dinâmicas de Sensibilização e Informação sobre a Mata Atlântica
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental (Rua Paulo Sérgio Garcia, 777)
Público: Alunos da ETEC (manhã) e EE Palmeiras (tarde)
Dia 8 (quarta-feira)
Atividade: ECOMODA: Festa do Desapego
Os convidados fazem anteriormente uma pré-inscrição por email e como ingressos colaboram com alimentos preparados com reaproveitamento. No dia realizam a troca das peças de roupas ou acessórios.
Horário: das 16h às 19h
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental
Público alvo: Especialistas da Seduc e Convidados
Dia 9 (quinta-feira)
Atividade 1: Conhecendo a Mata Atlântica
Estudo do Meio na Fortaleza de Itaipu
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h
Local: Fortaleza de Itaipu
Público: Alunos das Escolas Municipais que oferecem Complementação Educacional do Projeto “Viva Bem a Vida”
Atividade 2: Madeira e Arte
Oficina de Sensibilização e Alternativa de Renda utilizando a madeira, um recurso não reciclável
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 15h30
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental
Público: Cooperados da COOPERVIDA
Dia 10 (sexta-feira)
Atividade 1: “Eu, outro e o meio ambiente”
Dinâmica de interiorização e socialização com circuito de atividades: dança circular, oficina de ecobijuteria, ecoação com vivência no manguezal (barco).
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Coordenadoria de Educação Ambiental
Público: Conviver Boqueirão e Guilhermina
Atividade 2: “Programa Amigo da Escola”
Oficina de ecobijuteria
Horário: 8h30 às 13h
Local: EM Antonio Rubens Lara
Público: Comunidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário