sexta-feira, 3 de junho de 2011

Selo de qualidade vai premiar atenção básica

Técnicos da Sesap participaram do lançamento do certificado, na Capital


Técnicos da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande participaram, na quinta-feira (01/06), na Capital, do I Seminário de Avaliação da Atenção Básica do Estado de São Paulo. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, teve como finalidade lançar o “Selo de Qualidade da Atenção Básica”. Pelo certificado, o município que cumprir metas como o bom acolhimento de usuários receberá R$ 50 mil de bônus para investimento em equipe e estrutura.


De acordo com a chefe de Seção de Programas ligados à atenção básica da Sesap, Lucia Helena Corte Alcantara, para receber o selo de qualidade o município precisa aderir à proposta. “Se cumprir as metas, receberá o fundo direto do Estado. A ideia é incentivar equipes de saúde da família dos municípios a melhorarem as respostas frente aos desafios e complexidades da Atenção Básica”, disse.


O certificado de qualidade será concedido às unidades de saúde que atenderem a uma série de requisitos como o registro adequado de consultas e acompanhamento de pacientes encaminhados a outros serviços de saúde, entre outros.


Na ocasião, foram discutidos ainda diversos assuntos entre eles a tecnologia disponível na Atenção Básica; a valorização de equipes; a capacitação profissional; a importância epidemiológica; a resolubilidade, além de planejamento e avaliação.


A programação do evento contou com a presença do Secretário Estadual da Saúde, Giovanni Cerri; do representante do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, bem como membros dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde do Estado de São Paulo.


Além de Lúcia Helena, participou do seminário o médico generalista da Sesap, Sérgio Paulo do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário